Pesquisar no Blog

terça-feira, 12 de março de 2019

Março Amarelo: Endometriose pode ser prevenida com atividade física


Cerca de 6 milhões de brasileiras são acometidas pelo problema que pode ser tratado e prevenido aliviando o estresse através de atividade física


Em alguns casos, a doença começa cedo, mas demora mais de 10 anos para ser diagnosticada. Portanto, quanto mais jovem a mulher inicia uma rotina de atividade física, menores são as chances da doença aparecer. “Os exercícios ajudam tanto a prevenir como a tratar o mal”, explica Altino Andrade, profissional de educação física da rede Just Fit Academia.

Muitos estudos mostram que a tensão em excesso prejudica o funcionamento do sistema imunológico e consequentemente podem gerar a endometriose. Isso se deve ao excesso de trabalho, ansiedade, alterações no sono, tendência genética e até alterações ambientais e poluição.  E aí é que entra a boa notícia: “A prática de atividade física aeróbica regular libera endorfinas, que têm efeito vasodilatador e analgésico. Esses neurotransmissores ajudam a eliminar o estresse e reduzem os níveis de estrogênio – o hormônio feminino”, explica o profissional.

Vale uma caminhada pela rua, pelo parque ou na esteira em velocidade até baixa, até mesmo os passeios aos finais de semana, 30 minutos na academia nem que seja duas ou três vezes na semana. “Só não vale se deixar levar pela preguiça e cair nas garras do sedentarismo: esse sim é o grande causador das mais diversas doenças”, finaliza Altino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados