Pesquisar no Blog

sábado, 16 de fevereiro de 2019

Volta às aulas: dicas para o lanche das crianças


Com o início do ano letivo é comum os pais se depararem com dificuldades para preparar o lanche das crianças. Afinal, elas devem levar para a escola algo que seja saudável, gostoso e prático de ser preparado na correria do dia a dia. 

Se o lanche das crianças também parece ser um enorme problema para você, acompanhe nossas dicas que, com certeza, irão te ajudar a preparar a lancheira escolar. 


O que não pode faltar no lanche das crianças 

O lanche das crianças é uma refeição diária e merece toda atenção. Além disso precisa ser ao mesmo tempo saudável, variada e divertida. Não dá pra mandar todo dia o mesmo tipo de comida. 

Por isso, a ideia é apostar sempre em alimentos frescos como frutas e legumes, preparações caseiras, sucos naturais e água. Utilize as opções prontas e industrializadas apenas para os momentos de emergência.
No entanto, manter um cardápio de lanches saudáveis, de acordo com o sugerido por nutricionistas e divulgado em sites de maternidade, é praticamente impossível para a maioria das famílias. Na rotina do dia a dia o lanche escolar deve ser prático e rápido de preparar e para que isso ocorra o planejamento é fundamental.

Segundo nutricionistas, o lanche ideal deve conter:

Uma fonte de proteína que é essencial para o crescimento. Pode ser iogurte, leite, frango desfiado, queijos magros, presunto magro, atum, etc;
Um carboidrato para fornecer energia. Dê preferência aos pães integrais ou caseiros, bolos, cookies integrais. biscoitos, muffins, etc;
Uma fruta ou leguminosa para fornecer vitaminas e sais minerais cruciais para o bom funcionamento do organismo. Escolha aquelas que seu filho mais gosta e que sejam fáceis de serem consumidas; 


Bebida para hidratar. 

Mas além disso, você deve sempre levar em consideração o que o seu filho gosta de comer e já está acostumado. Assim, abrir a lancheira se tornará um momento de prazer e alegria para as crianças. 


Dicas para preparar o lanche das crianças 

Planejamento é tudo quando o assunto é a preparação do lanche dos pequenos. Separe um tempinho no final de semana para montar o cardápio e fazer as compras necessárias; 

Coloque sempre uma fruta na lancheira. Escolha frutas que seu filho goste.
Qualquer fruta pode fazer parte do lanche das crianças. Mas algumas são mais práticas e mais duradouras para colocar na lancheira. São elas:

Goiaba
Pêra
Nectarina
Maçã
Pêssego
Banana
Morangos
Mamão cortado em cubos
Uva
Mexerica
Manga cortada em cubos
Melancia cortada em cubos
Melão cortado em cubos
Kiwi em rodelas
Abacaxi picado

Tenha sempre um curinga para usar naqueles dias em que tudo sai do controle. Uma boa ideia é ter sempre em casa biscoitos cream craker ou cookies integrais. Na hora da correria coloque um pacote deles na lancheira com uma fruta e suco e pronto! Lanche resolvido. Vale também ter qualquer outro biscoito que seu filho goste sempre de reserva. 

Frutas secas são sempre uma ótima opção. Uma vez por semana tente incluir no lanche uma porção de amêndoas, nozes, castanhas ou outra da preferência do seu filho. 

Evite os cereais açucarados e os produtos industrializados. Nada de doces, biscoitos recheados, balas, chocolates, refrigerante, etc. 

Todas as vezes que fizer um bolo, uma torta ou qualquer outra receita de sucesso, congele algumas porções para fazerem parte do lanche. Descongele na noite anterior e seu filho terá uma comidinha caseira gostosa no lanche da escola. 

Mande sempre um suco ou água para hidratar, mas evite os sucos de caixinha pois eles possuem muito açúcar e corantes. 

É preciso garantir que os alimentos sejam armazenados de maneira adequada na lancheira E, se precisarem de refrigeração, tenha certeza de que a escola dispõe de meios para fazê-la. 

Se você tiver muitas dúvidas com relação ao planejamento dos lanches, procure uma nutricionista para que ela elabore um cardápio individualizado, de acordo com as necessidades nutricionais específicas das suas crianças. 


Sugestão de cardápio para a semana 
 

Segunda-feira 
 
1 fatia de bolo caseiro sem cobertura
1 unidade de leite fermentado
1 banana 


Terça-feira 
 
Sanduíche de pão integral com requeijão e cenoura ralada
1 banana
200ml de suco de uva integral 


Quarta-feira 
 
3 pães de queijo caseiros
200ml de iogurte
1 maçã 


Quinta-feira 
 
Sanduíche de pão integral com tomate e queijo branco
6 morangos
200 ml de água de coco 


Sexta-feira 
 
1 bolinho (estilo muffin) caseiro sem cobertura
200ml de suco de laranja caseiro
1 fatia de melão 
  






Personal Chef Bianca Folla - Formada em Direito pela PUC/SP e Gastronomia no SENAC/SP, a Personal Chef Bianca Folla atua na área desde 2005 e seu currículo é recheado de muitos cursos e concursos no Brasil e exterior. Foi vencedora do Concurso Petybom “Seu Talento Faz Sucesso”, recebendo o prêmio das mãos de Claudete Troiano no Programa Note e Anote da Record, e teve seu primeiro contato com a alta gastronomia no Restaurante La Vecchia Cucina do Chef Sergio Arno. Participou de aula na conceituada escola de gastronomia Madame Aubergine, se tornou Chef Consultora da Thermomix, tendo a oportunidade de conhecer o Chef Alex Atala e teve aula na Escola Recipease do Chef Jamie Oliver, em Londres. ‎‎Participou e venceu o Reality Show A Batalha do Food Truck no GNT e foi convidada para falar sobre essa experiência no Cozinhando com Palavras na Bienal do Livro.
A Chef em Casa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados