Pesquisar no Blog

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

VEJA 10 MITOS E VERDADES SOBRE AS BEBIDAS ENERGÉTICAS


As bebidas energéticas possuem uma combinação única de ingredientes que proporcionam um efeito nutricional estimulante, sendo indicadas para pessoas que mantêm um estilo ativo e que buscam mais energia e disposição para realizar as tarefas do dia a dia. São compostas, principalmente, por ingredientes estimulantes e energéticos, como cafeína, taurina, inositol e vitaminas do complexo B, componentes com alta capacidade em promover mais energia ao corpo. A combinação de 5 vitaminas (niacina, vitamina B6, vitamina B12, riboflavina e ácido pantotênico) é comumente encontrada nas bebidas energéticas. 

A interação destas substâncias auxilia na melhora da capacidade de concentração e na velocidade de reação, contribuindo para um melhor estado de alerta e para a resistência física, melhorando o bem-estar geral e, ainda, auxiliando na eliminação de toxinas.

Abaixo, os 10 mitos e verdades feitos pela Fernanda. 


As bebidas energéticas contêm mais cafeína que o café?

FALSO
A maioria das bebidas energéticas contêm a mesma quantidade ou até menos da quantidade de cafeína existente em uma xícara de café (90mg).


       Bebidas energéticas são seguras?

 VERDADE
Bebidas energéticas são seguras para o consumo e comercializadas em mais de 160 países. Os ingredientes responsáveis por seus benefícios, como cafeína, taurina e vitaminas, são substâncias cuja segurança é atestada por diversos órgãos e instituições nacionais e internacionais. Portanto, elas são apropriadas para o consumo de pessoas ativas e podem fazer parte de uma dieta balanceada.


Energéticos dão mais disposição?

VERDADE
Os energéticos proporcionam maior disposição física, graças aos efeitos da cafeína presentes na bebida. As vitaminas do complexo B presentes na maioria dos energéticos também contribuem para a redução do cansaço e da fadiga. Entre outros benefícios, os energéticos também contribuem para o desempenho mental, reduzem o cansaço e ajudam na concentração.


É possível consumir o energético durante o dia?

VERDADE
 O corpo demanda maior energia e concentração geralmente durante o dia, em ocasiões de intensa atividade física e mental, como, por exemplo, o trabalho, a prática esportiva, o estudo e até o ato de dirigir um automóvel. Graças a sua composição, a bebida energética contribui para essa disposição extra na realização de tais atividades.


      A taurina é um aminoácido produzido pelo corpo que só está presente também nas bebidas energéticas.

      FALSO
A taurina é um aminoácido produzido pelo nosso corpo que tem ação desintoxicante, antioxidante e ajuda o bom funcionamento do coração. A correria do dia a dia e o estresse ocasionam a eliminação de taurina. Além das bebidas energéticas, o leite materno, as fórmulas infantis e os frutos do mar também são boas fontes de reposição deste aminoácido.


A taurina presente no energético é igual à produzida pelo corpo?

VERDADE
A taurina presente no energético é produzida sinteticamente e tem exatamente as mesmas características e propriedades da taurina produzida pelo corpo. A taurina desempenha papel importante em diversas funções fisiológicas. Atua na regulação osmótica, função imunológica, no metabolismo de glicose, bem como no desenvolvimento neurológico e da retina.


Os energéticos possuem vitaminas? 

VERDADE
As bebidas energéticas possuem em sua composição diversas vitaminas do complexo B. Elas contribuem para o metabolismo de produção normal de energia e para a redução do cansaço e da fadiga e, ainda, para um melhor desempenho mental. 


      As bebidas energéticas podem ser consumidas durante o exercício? 

      VERDADE
Os energéticos podem ser consumidos antes, durante ou depois das atividades físicas. A cafeína presente na bebida auxilia no melhor desempenho. Vale ressaltar que os energéticos não são fontes de hidratação e não substituem a necessidade do consumo de água antes, durante e depois da prática de esportes.


Os consumidores não sabem a quantidade de cafeína que está presente em uma bebida energética?

FALSO
Todas as especificações nutricionais constam nas embalagens dos produtos.


      As bebidas energéticas são ricas em glúten.

      FALSO
 Os energéticos não possuem glúten ou qualquer tipo de produto de origem animal em sua composição.


 DICA DA NUTRI - PRÉ-TREINO

De acordo com Fernanda Seiffer, é possível incluir o consumo das bebidas energéticas em uma dieta diária saudável, basta que haja moderação na forma de consumir energéticos.

Uma dica da nutricionista é utilizar a bebida energética como suplemento pré-treino. Segundo ela, pesquisas indicam que bebidas energéticas são os suplementos mais populares na população adulta jovem. Atletas e praticantes de exercícios físicos necessitam dessa suplementação antes do treinamento para alcançar maior foco, tempo de reação mais rápido e maior potência física.

“A eficácia das bebidas energéticas como pré-treino é decorrente dos ingredientes contidos em sua composição e que atuam sinergicamente para melhorar aspectos do desempenho físico. As vitaminas do complexo B, como já citadas, são essenciais no metabolismo energético, potencializando a ação da cafeína. Por isso, sua utilização é recomendada e seguro na prática esportiva, com objetivo de potencializar a performance”, explica a nutricionista.


Receita: Smoothie de frutas vermelhas, cacau, bebida vegetal de castanhas com bebida energética

- Bebida energética sem açúcar (versão Sugar Free)
- Smoothie de bebida vegetal de castanha, frutas vermelhas e cacau.

Alimento
Quantidade
Calorias
Bebida vegetal de castanhas
1 copo de 200 ml
80 kcal
Frutas vermelhas
1 xícara de chá
39 kcal
Cacau
1 colher de sopa
50 kcal
Bebida energética sem açúcar
1 lata (250 ml)
0 kcal
Total
---
169 kcal


Comentário da nutricionista: O smoothie de frutas vermelhas, cacau e bebida vegetal de castanhas com bebida energética fornece alta concentração de fitoquímicos com ação antioxidante, principalmente antocianinas presentes no cacau e nas frutas vermelhas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados