Cartão americano
de Valentine's Day produzido em 1908
Créditos: Acervo Britannica Digital Learning
Créditos: Acervo Britannica Digital Learning
O Valentine’s Day, celebrado em 14 de fevereiro, é
tradicionalmente o Dia dos Namorados nos países de língua inglesa. Com a
globalização e mistura de culturas, a data tem se tornado mais relevante também
em outros locais, como o Brasil, que oficialmente comemora o Dia dos Namorados
em 12 de junho.
Há várias versões sobre a história do Valentine’s
Day. Segundo a Britannica Digital Learning o feriado tem origem no festival
romano de Lupercalia, realizado em meados de fevereiro, que comemorava a
chegada da primavera, e incluía rituais de fertilidade e a formação de casais
por sorteio. “No final do século V, o Papa Gelásio I substituiu Lupercalia pelo
Dia de São Valentim, que passou a ser celebrado como um dia de romance somente
a partir do século XIV”, destaca a enciclopédia.
Embora houvesse vários mártires cristãos chamados
Valentine, o dia pode ter sido uma homenagem a um padre martirizado por volta
de 270 d.C. pelo imperador Claudius II Gothicus. A Britannica Digital Learning
ainda menciona histórias que podem ser vinculadas à data: “segundo a lenda, o
padre assinou uma carta para uma amiga, a quem tinha curado da cegueira, com os
dizeres ‘do seu namorado’ (from your Valentine, no original)”. E outra lenda
comum afirma que São Valentim desafiou as ordens do imperador e secretamente
celebrou casamentos para poupar os maridos da guerra, fazendo com que seu dia
seja associado ao amor.
Vantagens comerciais e o Dia dos Namorados no
Brasil
Foi no final do século XVIII que a data passou a
ser comercialmente aproveitada. E, em meados do século XIX, os primeiros
cartões comerciais foram impressos nos Estados Unidos, retratando o Cupido,
deus romano do amor, juntamente a corações. Tal prática, segundo o professor de
MBA da Universidade Positivo e especialista em varejo e franquias, Leandro Krug
Batista, é mais uma expressão de como o varejo acaba se apropriando de datas
comemorativas para dar significado às vendas. “Em função da comunicação global,
as pessoas têm a informação de que o Dia dos Namorados está sendo comemorado
fora do Brasil e, então, o comércio usa essa data para dar motivos para
presentear”, explica. Para o especialista, atualmente o Valentine’s Day se
tornou um dia extra para presentear os namorados, enquanto o 12 de junho é o
dia “oficial” no Brasil.
Outro fator interessante, segundo Krug, é que
fevereiro não possui data comemorativa além do Carnaval, e é um mês mais curto,
com baixo faturamento - logo, é vantajoso para o comércio inserir o Valentine’s
Day para a venda de chocolates, perfumes e flores - "assim como o dia
oficial, em junho, que é um mês com poucas vendas e também próximo ao Dia de
Santo Antônio (13 de junho), santo casamenteiro”, expõe.
Para o professor, quanto mais o varejo agir
coletivamente em ações de Valentines day, maior a possibilidade de ele entrar
de fato para o calendário. “Ações coletivas fazem mais efeito que ações
individualizadas, o público absorve mais”, explica, e conta que, em resumo,
cada vez mais o varejo é o maior interessado em fomentar as celebrações, “mais
do que as próprias famílias e pessoas”.
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