Pesquisar no Blog

segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

Por que contratar uma HR Tech em 2019


 Especialista explica como as startups de recrutamento digital podem ajudar no desenvolvimento de empresas


A tecnologia está dominando diversas áreas das empresas mudando o jeito com que empresas atingem seus objetivos. Com o setor de recrutamento não é diferente desde que as HR Techs surgiram. O termo é empregado para empresas de tecnologia que aplicam soluções que resolvem problemas ligados a recrutamento e seleção, além de outros desafios das áreas de recursos humanos. Segundo levantamento da aceleradora Liga Ventures, são pelo menos 122 empresas que oferecem serviços ligados à área de RH no Brasil, das quais 67 foram fundadas a partir de 2015.

Segundo o especialista em recrutamento & seleção, Marcelo Braga, CEO da Reachr, é preciso entender que um dos objetivos da tecnologia em qualquer segmento é a otimização dos processos para melhorar os resultados. “No recrutamento, por exemplo, o papel dos softwares é aprimorar todo o processo, desde a atração de candidatos, passando pela seleção, gestão de indicadores, à contratação. Assim, é possível chegar ao objetivo da contratação com maior qualidade, redução de prazos, maior controle dos gargalos do processo de seleção e padronização de processos”, explica.

A seguir, Marcelo destaca as principais vantagens de utilizar uma ferramenta digital para recrutamento, e por que as empresas devem contratar uma HR Tech em 2019:


1.   Otimização de tempo
Um dos principais gargalos no RH é a análise do perfil dos candidatos e é possível buscar uma HR Tech que ofereça um software que otimiza a duração da seleção. A análise dos melhores currículos é automática, sendo que a ferramenta fornece um levantamento daqueles mais qualificados para a vaga, permite geolocalização, roteiro de entrevistas, video entrevistas,  programa de indicação de funcionários e candidatura através de aplicativo.


2.   Eficácia da seleção
Uma das maneiras de selecionar os melhores candidatos para a entrevista com o recrutador é aplicando testes online, como inventário comportamental, provas de lógica, português, idiomas. Se o sistema adotado por sua empresa tiver essa opção, certamente será muito útil. Com as avaliações online, é possível identificar o potencial dos candidatos, encontrando os mais habilitados para compor seu time.


3.   Redução de custos
A otimização de tempo também é responsável por reduzir custos. Isso porque em 61% dos casos o processo é concluído em até 1 mês, e quando não são utilizadas plataformas essa mesma porcentagem se aplica aos processos que duram até seis meses.


4.   Utilização de processos inovadores
É impossível falar de HR Tech e não mencionar ferramentas e softwares inovadores. A cada dia que passa surgem novas ferramentas com finalidades diversas. Realizar um processo de recrutamento inovador ajuda na busca pelo profissional ideal para a vaga, garantindo à empresa um diferencial no mercado em que atua, afinal são os colaboradores que fazem “a cara do negócio”.


5.   Ampliação da capacidade de atração de candidatos

Ter um software que esteja integrado com diversas plataformas de banco de curriculos e também que tenha capacidade de divulgações de campanhas de marketing digital em redes sociais é fundamental para amplair as oportunidades de atrair mais candidatos para o processo.


Ferramentas x Metas

Vale dizer que antes de comprar a licença de um sistema digital para seus processos de recrutamento, é preciso definir as metas que espera alcançar com essa aquisição. “Primeiro é preciso pontuar o que tem sido falho no método atual e a expectativa de mudança com o uso da automação”, diz Marcelo. “Se você está com dificuldade de encontrar tempo para analisar o perfil dos candidatos, por exemplo, o software ideal será aquele que otimiza o processo de triagem e seleção. A análise dos melhores currículos é automática e a ferramenta fornece um levantamento daqueles mais qualificados para a vaga”, explica. Outras empresas já possuem dificuldade em acessar potenciais candidatos. Neste caso, o software deve focar em integrações e campanhas de marketing digital, inclusive, fortalecendo a marca empregadora da empresa. 

Atuar com recrutamento inbound é uma boa solução para empresas que se encontra com esta dificuldade.

Se algumas empresas têm barreiras e dificuldades para implementar as soluções trazidas pelas startups, outras já começaram a experimentar as tecnologias voltadas para a área e não voltam atrás. “Todo processo de mudança cultural exige empenho e por isso a transição não é imediata. O aceite da inovação pela liderança e da crença que o resultado virá é fundamental para a mudança. É preciso ceder às inovações e transformações que as HR Techs podem trazer ao negócio”, conclui Marcelo.




Reachr


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados