Pesquisar no Blog

sexta-feira, 18 de janeiro de 2019

Estudos comprovam que dormir bem é fundamental para perder peso



Dormir bem é fundamental para perder peso 
Divulgação


Com a chegada do verão é comum que as pessoas intensifiquem os cuidados com o corpo para perder peso e conquistar o físico dos sonhos. Hábitos saudáveis devem ser constantes na vida de quem se preocupa com o corpo e a saúde. Mas, algumas pessoas sentem mais dificuldade para emagrecer, o que pode, entre outros fatores, estar ligado à qualidade do sono.

Segundo estudo realizado pela King’s College, de Londres, dormir mal pode aumentar o apetite e atrapalhar o processo metabólico. Permanecer acordado por períodos superiores ao recomendado por especialistas diminui a produção de leptina – substância capaz de controlar a sensação de saciedade e aumenta a produção de grelina, conhecido como o hormônio da fome. Isso mostra o quanto o sono está relacionado aos fatores da perda de peso, além de ser essencial para o equilíbrio de todas as funções fisiológicas e psicológicas do organismo.

A Consultora do Sono da Duoflex, Renata Federighi, alerta sobre os danos que um sono de má qualidade pode causar. “Durante o sono, os níveis de leptina aumentam, sinalizando que temos energia suficiente para o momento. Na privação do sono, esses níveis diminuem resultando no aumento da fome e no armazenamento das calorias ingeridas”, explica. 

Além disso, a redução do tempo de sono profundo pode causar um aumento dos níveis de colesterol sérico (relacionado ao estresse) e a diminuição da capacidade do corpo de produzir glicose, alterando no controle do apetite e diminuição do gasto energético. Pode haver também comprometimento na fabricação do hormônio do crescimento, que dentre inúmeras funções, ajuda a manter o tônus muscular, melhora o desempenho físico e combate a osteoporose.

Para obter resultados positivos no processo de emagrecimento, Renata esclarece que além de hábitos saudáveis, como manter uma boa alimentação e a ingestão regular de líquidos, boas noites de sono são indispensáveis. “Para tanto é importante se atentar à postura, usar um travesseiro que ofereça conforto e sustentação para a cabeça e que alinhe a coluna. Manter o ambiente arejado e o mais silencioso e escuro possível pode ajudar a dormir melhor e a conquistar um corpo saudável ”, orienta a consultora da Duoflex.





Duoflex



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados