Pesquisar no Blog

segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

Especialista revela quais são as atitudes fundamentais para uma promoção na empresa



A construção de uma carreira de sucesso é uma meta bastante comum e subir de cargo faz parte do caminho para conquistar esse êxito.  Para isso, é preciso planejamento e esforço, além de estar envolvido com a atividade e conhecer as funções do cargo pretendido. Com o novo ano começando, é uma boa hora para colocar esse plano em prática.

Segundo Leila Arruda, coach de alta performance representante da LeaderArt International, quem almeja ser promovido precisa conhecer quais são as características que os superiores pedem para aquela vaga. “Preste atenção nos colaboradores que ocupam o cargo, quais atividades eles realizam e o que deixam a desejar. Desta forma, saberá o que aprender e quais erros não repetir”, explica.

Para a especialista, apenas ser bom no que faz não é o suficiente. O profissional precisa sempre ir além da competência nas suas tarefas corriqueiras, além de ser bom no trabalho em equipe e saber ouvir feedbacks construtivos. Caso contrário, poderá não estar apto ao cargo por completo, pois “ser líder e ter mais responsabilidades não envolve apenas trabalho, mas também inteligência emocional, dedicação e saber lidar com as pessoas”, explica. Para isso, Leila dá algumas dicas que podem fazer diferença na hora de pedir uma promoção:


Primeira impressão: São necessários poucos segundos para que o ser humano crie uma primeira impressão quando conhece alguém novo. Por essa razão, alguns detalhes podem fazer muita diferença na imagem que o candidato transmite aos seus superiores. De acordo com o estudo canadense da American Psychological Association, por exemplo, pessoas vestidas com trajes formais tem maior potencial de serem promovidas.

Outro exemplo é uma pesquisa da Universidade de Princeton, onde foi constatado que uma pessoa decide se a outra é confiável em apenas um décimo de segundo. Assim, para transmitir maior confiança, a especialista indica que o candidato sorria  mais, incline-se para a frente, imite a linguagem corporal do interlocutor e olhe as pessoas nos olhos. Esse último também é um indicativo de inteligência, segundo estudo feito por pesquisadores na Califórnia em 2007.


Feedbacks: Ouvir informações negativas sobre o próprio desempenho no trabalho e entrega de projetos nunca é agradável. No entanto, na hora de ouvi-los é importante ser receptivo e não se ofender, fazer caras feias ou justificar os erros. Estas atitudes defensivas e até hostis demonstram resistência, ao invés de interesse e respeito pelo que está sendo falado.

Por outro lado, quando o feedback construtivo é absorvido da forma correta, o colaborador cresce profissionalmente, aprende o que precisa melhorar, manter e evitar. Estar ciente de que sempre há onde crescer e, principalmente, disposto a ouvir, faz toda a diferença no ambiente de trabalho.


Autoconhecimento: Antes de pedir ou aceitar uma promoção, também é necessário saber se está preparado para dar aquele passo. Não é vergonha admitir que aquelas atividades ou responsabilidades ainda estão fora das habilidades que o postulante ao cargo tem atualmente. Se esse for o caso, Leila recomenda que o candidato adie  os benefícios da promoção, pois a subida de cargo pode se transformar em um pesadelo se feita na hora ou da forma errada.
“Caso ainda não se sinta confortável realizando determinada tarefa, é uma questão de estudar e pedir ajuda. A determinação e interesse são características valorizadas pelos empregadores e superiores”, indicou a especialista


Disponibilidade: Ao mesmo tempo que a insegurança atrapalha, o oposto também não é bem visto. Se o trabalho for muito bem feito, mas o colaborador não estiver disponível para tarefas, tanto aquelas delegadas por superiores, quanto assistências solicitadas por colegas, ele não será escolhido como líder.
“Quem se mantém disponível aprende novas funções e enfrenta desafios que expandem conhecimentos e habilidades. Essa pessoa também realiza tarefas acima do nível atual, então é alguém que já está à frente e possui mais chances de ser promovida”, finalizou Leila.






Leila Arruda - Coach de alta performance e licenciada da LeaderArt International (Canadá) para o Brasil na cidade de São Paulo, Head Trainer e Facilitadora do International Leader Coach Certification. Coautora do livro “Coaching a hora da virada“ e palestrante sobre diversos temas na área de inteligência emocional, motivação e perfil comportamental.  Graduada em administração de Empresas, é formada também em Coach Life & Executive pela Sociedade Latino Americana de Coaching, Leader Coach e Manager Coach pela LeaderArt International, possui certificação internacional em PDC Professional DISC em PAC Professional Access e certificação em PNL – Postura Neurolinguística.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados