Pesquisar no Blog

terça-feira, 22 de janeiro de 2019

Dr. Domingos Mantelli dá dicas de cuidados especiais para gestantes no carnaval



       Imagem retirada da internet 


As futuras mamães podem entrar na folia sem correr riscos, veja as recomendações do ginecologista e obstetra


Quando chega o carnaval muitas mulheres gostam de entrar na folia, e não seria diferente com as gestantes. Famosas como Sheila Carvalho, Luiza Brunet, Fernanda Lima, Luciana Gimenez, entre outras, já desfilaram com o barrigão na avenida. No entanto, alguns cuidados são necessários para o bem-estar do bebê e da mamãe.

Segundo o ginecologista e obstetra, Domingos Mantelli, o primeiro passo para quem deseja desfilar, frequentar festas ou bailes é verificar com o médico se não há qualquer problema com a gestação. “As grávidas com sangramento, cólicas e outros incômodos devem ficar de fora e evitar esse agito”, alerta o ginecologista.

Com o aumento da barriga, o centro de gravidade da futura mamãe pode se deslocar tornando mais fácil o desequilíbrio e, consequentemente, as quedas. “Empurrões, quedas e pancadas na barriga, mesmo que sem querer, podem levar a um parto prematuro. É preciso cuidado com as aglomerações por causa disso”, defende Mantelli. É por esse motivo também que o salto alto deve ficar dentro do armário, já que o recomendado é dançar ao invés de pular.

Além disso, a gestante precisa usar roupas e sapatos confortáveis e esquecer as fantasias apertadas, além de evitar lugares abafados, já que o calor pode levar à queda de pressão. “A mulher deve respeitar os limites do seu corpo, descansando sempre que necessário, priorizando uma alimentação saudável. Evitar aqueles petiscos gordurosos, não ingerir bebidas alcoólicas e manter sempre a hidratação com bastante água”, reforça.

O obstetra completa que esse período de carnaval é capaz de influenciar muito o humor da mamãe, liberando hormônios de bem-estar como a endorfina, por exemplo, que serão transmitidos ao bebê.




Dr. Domingos MantelliGinecologista e obstetra é formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de Santo Amaro (UNISA) e pós-graduado em residência médica na área de ginecologia e obstetrícia pela mesma instituição. Também é autor do livro “Gestação: mitos e verdades sob o olhar do obstetra”.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados