Pesquisar no Blog

segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

Alimentação balanceada e exercícios físicos são os verdadeiros segredos da beleza, diz consultora da Condor


Manter a pele saudável e bonita vai muito além de utilizar cosméticos e sabonetes. Manter uma alimentação balanceada e praticar exercícios físicos são essenciais para garantir o rejuvenescimento da pele.

Uma pesquisa realizada pela Universidade McMaster, em Ontário (Canadá), reuniu voluntários na faixa dos 60 anos e com uma pele considerada normal para a idade. O grupo passou por um programa de treinamento de resistência bastante simples. Eles precisavam duas vezes por semana, correr ou andar de bicicleta a um ritmo moderadamente extenuante. Após novos testes, o resultado foi surpreendente. Os voluntários passaram a ter peles com características iguais as verificadas em pessoas entre 20 e 40 anos.

Como os exercícios alteram a composição da pele ainda não está completamente claro. Porém, os cientistas puderam verificar alterações nos níveis de miosina, proteína natural do corpo que ao entrar na corrente sanguínea provoca mudanças até nas células mais distantes dos músculos. Após o exercício, os pesquisadores encontraram nas amostras de pele dos voluntários um aumento de quase 50% de uma miosina em especial: a chamada IL-15.

“Depois dos 40 anos a maioria das pessoas passa a experimentar um espessamento do chamado estrato córneo, a camada mais externa da pele. Composta principalmente de células mortas e colágeno, ela se torna mais seca, quebradiça e densa. Ao mesmo tempo, a camada abaixo da epiderme (a derme) começa a ficar mais fina e perde elasticidade, resultando numa aparência mais translúcida e sem vigor”, comenta a Dra. Luciana Maluf, dermatologista e consultora de Beleza da Condor.


Comer bem - Uma alimentação equilibrada e que evita elementos prejudiciais (frituras, industrializados, açúcar em excesso etc.) é a primeira regra para a saúde da pele. Neles estão os chamados antioxidantes não enzimáticos, que oferecem uma fonte extra para nutrientes essenciais, como a vitamina C e a vitamina E, além do betacaroteno.

Nesse grupo de alimento estão:


Abacate – A fruta contém óleos essenciais e vitaminas do complexo B. Uma delas em especial, a B3 ou niacina, é a que faz bem à pele. Uma unidade contém cerca de 27% da necessidade diária dessa vitamina.


Manga – Além de deliciosa e refrescante, a manga fornece mais de 80% da necessidade diária de vitamina A, fundamental para a boa saúde da pele. O elemento ajuda na renovação celular e evita o ressecamento.


Amêndoas – Ricas em vitamina E, uma porção de amêndoas oferece mais de 50% da necessidade diária dessa vitamina conhecida por ajudar a combater o envelhecimento precoce.


Queijo tipo cottage – Além do cálcio, benéfico à saúde dos ossos o queijo cottage também contém selênio, que combate os radicais livres, ajudando a prevenir o envelhecimento. Além disso, o cottage é o mais “magrinho” da família.


Acerola – Elas já são conhecidas por serem poderosas aliadas contra o envelhecimento precoce. A acerola fornece a quantidade total de vitamina C necessária para um dia. E ainda previne contra rugas precoces e auxilia na produção de colágeno.


Batatas assadas: Apenas uma unidade fornece cerca de 75% da necessidade diária de cobre, mineral que, em parceria com a vitamina C e o zinco, produz elastina. É a deficiência desse mineral que deixa a pele rígida e sem vida.


Cogumelos: Eles também oferecem boas quantidades de vitamina B. A chamada riboflavina é responsável pela manutenção e reparação da pele, ajudando a evitar problemas como a rosácea, por exemplo.


Linhaça: As sementes estão entre as principais fornecedoras de ômega 3, uma gordura essencial e que mantém a pele saudável.

É fundamental, no entanto, antes de começar a mudança nos hábitos alimentares, consultar um profissional especializado.





Condor
http://www.condor.ind.br/  / SAC: 0800 47 6666

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados