Pesquisar no Blog

quarta-feira, 19 de dezembro de 2018

Sociedade médica lança campanha para conscientizar motoristas sobre a prevenção nas viagens de fim de ano


Em dezembro, há um aumento médio de 10% das mortes causadas por ocorrências de trânsito


Com o tema “Não seja e não faça mais uma vítima”, a SBAIT (Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado), que reúne cirurgiões do Trauma de todo o País, está lançando uma campanha nas redes sociais para conscientizar a população sobre a importância de dirigir com responsabilidade nas viagens de fim de ano. No mês de dezembro, segundo levantamento divulgado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), há um aumento de cerca de 10% nas mortes causadas por ocorrências de trânsito, em comparação aos demais meses do ano.

“Este é um dos períodos mais críticos para quem trabalha com trauma. As pessoas estão empolgadas com as festas de fim de ano e se esquecem da segurança. O consumo de bebida alcoólica também tende a aumentar nessa época, o que causa ainda mais problema no trânsito”, destaca o presidente da Sociedade, José Mauro da Silva Rodrigues.

De acordo com os dados do ONSG, que foram compilados pela Universidade Federal do Paraná, com base no Sistema de Informações de Mortalidade do DataSUS (2010-2015), a média de mortes em dezembro é de 3.898,5. Já nos demais meses, é de 3.518,5. O levantamento aponta, ainda, que as ocorrências aumentam nos 13 últimos dias do mês. Segundo a entidade, o principal motivo é a grande quantidade de veículos que saem para viajar.

“Nossa campanha foca diretamente a prevenção. Com prevenção, é possível evitar praticamente todas as ocorrências de trânsito. E isso inclui não ingerir bebida alcoólica antes de dirigir, não usar o celular ao volante, fazer manutenção no veículo e respeitar sinalizações e limites de velocidade. O trânsito é feito por pessoas e, se cada um fizer a sua parte, certamente teremos grandes mudanças nessas estatísticas”, destaca Rodrigues.

Confira as dicas da SBAIT pegar a estrada neste fim de ano:


- Faça manutenção do veículo antes da viagem.

- Assegure-se que todos os passageiros do carro estejam com cinto de segurança, inclusive no banco traseiro. No caso das crianças, é fundamental que usem os dispositivos indicados para sua idade (bebê conforto, cadeira ou assento elevatório).

- Não consuma bebida alcoólica antes de dirigir. Ela prejudica seus reflexos e também pode causar sono.

- Jamais utilize celular, seja em chamadas ou mensagens de texto. Ele desvia sua atenção. O ideal é desligá-lo enquanto estiver o volante pra não cair na tentação de utilizá-lo.

- Respeite a sinalização e redobre o cuidado em pistas que estejam má conservadas.

- Não ultrapasse a velocidade permitida.

- Lembre-se: além de colocar sua vida em risco, também coloca a de outras pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados