Pesquisar no Blog

quinta-feira, 6 de dezembro de 2018

Seconci-SP destaca a importância de uma alimentação equilibrada para o controle e prevenção da diabetes


Estimativas da SBD apontam que doença deve atingir 24 milhões até 2045


Projeções da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) indicam que, até 2045, 24 milhões de pessoas devem ser afetadas pelo diabetes em todo o país. Diante destes números, o Seconci-SP destaca a importância de uma dieta equilibrada para a prevenção e controle da enfermidade. 

A endocrinologista do Seconci-SP (Serviço Social da Construção), Carla Torres Carvalho, ressalta que o diabetes é uma doença causada por falta da insulina ou da sua ação. O corpo precisa desse hormônio para utilizar a glicose como fonte de energia. O diabetes ocorre quando a quantidade de insulina é insuficiente ou há dificuldade na sua ação para o controle do excesso de glicose adquirida nos alimentos. A doença pode ter caráter hereditário e também ser adquirida por maus hábitos de alimentação e sedentarismo. 

A especialista ressalta ainda que existem dois tipos de diabetes. No tipo 1, que é autoimune, o pâncreas perde a capacidade de produção adequada de insulina. Apesar de também ser verificada em adultos, é mais comum em crianças e está ligada a questões genéticas. Já no tipo 2, que é encontrado com maior frequência em pessoas com sobrepeso, há a produção da insulina, porém sua ação é dificultada pela obesidade, gerando a chamada resistência insulínica e, por consequência, o diabetes. 

O diagnóstico da doença é realizado por meio de exames laboratoriais que medem o nível de glicose no sangue. Porém, por ser uma enfermidade que demora a apresentar sintomas, na maioria das vezes as pessoas só descobrem o problema quando os níveis glicêmicos estão muito elevados, podendo causar um problema mais grave como um acidente vascular cerebral, por exemplo. 


Alimentação
 
A endocrinologista explica que prestar atenção aos alimentos ingeridos no dia a dia é o primeiro passo para o controle e prevenção do diabetes. "Existem comidas que são ricas em açúcar, mas das quais a maioria das pessoas nem se dá conta, como os refrigerantes e sucos de caixinha, por exemplo", comenta a dra. Carla. 

A médica do Seconci-SP ressalta que o importante é sempre evitar os excessos. As frutas são excelentes alternativas de sobremesa para os trabalhadores, principalmente àqueles que que possuem o hábito de ingerir produtos industrializados, mas quando consumidas excesso também podem trazer aumento da glicemia. "Existem frutas como a manga, a banana, o mamão papaia e a lichia que possuem um teor elevado de frutoses (açúcar das frutas), por este motivo recomenda-se o consumo moderado", destaca a médica. 

Outro ponto destacado pela médica é a atenção quanto à ingestão dos sucos destas frutas porque, quando estão em estado líquido, a frutose é absorvida mais rapidamente pelo organismo. Por isso, principalmente entre os diabéticos que precisam evitar os picos de glicemia, é melhor o consumo moderado da fruta inteira. 

A especialista comenta ainda que existe um mito de que os alimentos integrais, como pães e massas, são totalmente livres de açúcar, o que não é verdade. De acordo com a endocrinologista, apenar de uma quantidade reduzida, estes alimentos possuem açúcar em sua fórmula e precisam ser consumidos com equilíbrio. 

A boa notícia, ressalta Carla, é que existem alimentos ricos em 'fibras funcionais', como a chia, a linhaça dourada e a casca de maracujá, que ajudam a reduzir a absorção da glicose. "O ideal é acrescentá-los nas refeições do dia a dia, porque além de ajudarem na saciedade, auxiliam na diminuição da absorção do açúcar pelo corpo", explica. 

A médica salienta que o diabetes não tem cura, mas a partir de uma mudança de hábitos alimentares, com a diminuição da ingestão de açúcares e gorduras saturadas, aliada à prática de atividade física, é possível equilibrar os níveis glicêmicos e ter uma vida normal.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados