Pesquisar no Blog

segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

5 dicas de segurança para quem vai sacar o 13º salário


Evitar andar a pé e de transporte público após o saque estão entre as principais medidas de prevenção


Ao acompanharmos os noticiários diariamente, sempre nos deparamos com algum acontecimento acerca de roubos e furtos. Entre novembro e dezembro, devido ao pagamento do 13.º salário e ao horário de funcionamento alternativo no comércio, o número de casos costuma aumentar.

Para Sérgio Ehrlich, diretor de operações da Gocil – empresa especializada em prover segurança patrimonial e multisserviços há mais de 33 anos, é preciso redobrar os cuidados. "Nesta época do ano a abordagem de criminosos, principalmente na porta dos bancos, cresce cerca de 30%. Por isso, o cuidado vai muito além da ação da polícia civil, é preciso ficar atento e tomar ações preventivas", alerta.

Veja algumas dicas listadas pelo especialista:


1. Tome cuidado ao sair dos bancos

As agências bancárias são as mais propensas a riscos quando o assunto é abordagem de criminosos, por isso, procure ir em horários movimentados, quando a vigilância ainda está presente. Evite sacar dinheiro depois do expediente bancário, mesmo que o lugar seja sossegado, você poderá ser abordado sem a ajuda da segurança no local. Uma recomendação importante é utilizar os caixas eletrônicos 24 horas em locais mais seguros, como shoppings e supermercados.


2. Não deixe o dinheiro à mostra

Saque no banco somente o necessário e não coloque muitas notas e moedas nos bolsos, pois o volume pode motivar a abordagem. Outra dica é não sair com envelopes em mãos.


3. Evite transporte público

Optar pelo transporte privado, sendo um taxi ou carro próprio, é mais seguro do que o uso de transporte público ou até mesmo andar a pé.


4. Tome cuidado ao caminhar pela rua

Se não tiver jeito, tome cuidado ao descer e caminhar pelas ruas, não ande com nada de valor em mãos e certifique-se que bolsas e carteiras estão à frente do corpo, assim você pode evitar a abordagem e seguir com segurança. É importante verificar se não estão te seguindo, se suspeitar de algo, pare em algum lugar movimentado e procure um vigilante ou segurança imediatamente para pedir ajuda.


5. Não reaja se houver abordagem

Nesse momento é importante manter a calma e preservar a sua vida. É importante seguir algumas orientações extras caso ocorra a abordagem de criminosos:
  • Entregue aquilo que se pede;
  • Após o assalto procure a delegacia mais próxima, faça um boletim de ocorrência;
  • Se levarem os cartões bancários, ligue imediatamente no banco para bloqueá-los.
·         

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados