Pesquisar no Blog

sexta-feira, 16 de novembro de 2018

Fatores emocionais podem causar gagueira


A gagueira é caracterizada por um distúrbio na temporalização da fala e tem sua origem na infância que pode persistir, ou não, na vida adulta e é tratada pela ciência como uma disfunção causada por vários fatores, entre eles genéticos, sociais e até psicológicos.


Apesar da gagueira não ser causada exclusivamente por problemas emocionais, esses podem ser agravantes dela. “Por exemplo, as crianças que ainda não manifestaram a gagueira na fala podem desenvolvê-la ao enfrentarem determinada situação de maior impacto; no entanto, isso só acontecerá se houver predisposição para a condição”, esclarece a fonoaudióloga Ana Lúcia Duran, da Clínica Zambotti & Duran da capital paulista.

Mas, o problema tem cura e pacientes gagos conseguem ter uma fala normal se o tratamento for iniciado assim que se inicia a alteração. Segundo a especialista, “o tratamento deve ser iniciado assim que percebidas as manifestações. Quanto maior a espera, menores são as chances de cura”, alerta.

Para os pais que têm crianças com esta dificuldade, a ajuda em casa é fundamental para que elas se sintam confortáveis ao se comunicar e tratando tal alteração da fala com tranquilidade.
“Em algumas situações em que a criança ganha um irmão ou passa pela separação dos pais, por exemplo, a gagueira pode aparecer. Nesses casos, ouvi-las com atenção e naturalidade enquanto fala, separar um tempo para conversar com elas, sem distrações e sem pressa podem ajudar a devolver a fluência da fala. Além disso, é essencial evitar chamar atenção durante interações diárias ou reagir negativamente à gagueira, sem punir ou criticar. A gagueira é individual, intermitente e involuntária” e em alguns casos pode ser necessário intervenção com psicólogo, finaliza a fonoaudióloga.






FONTE: Ana Lúcia Duran - Fonoaudióloga clínica (graduada pela EPM/UNIFESP) e educacional (autora e atuante em Projeto de estimulação precoce e de prevenção de Distúrbios de Linguagem reconhecido e premiado em anos consecutivos).Pós graduada em Psicomotricidade. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados