Pesquisar no Blog

terça-feira, 20 de novembro de 2018

Cores claras na decoração trazem amplitude e leveza ao ambiente


Arquitetas da Braido Ceceli dão dicas de como escolher elementos para decoração


Um estudo do Sindicato de Habitação de São Paulo, Secovi – SP, apontou que 42,6% dos lançamentos imobiliários na capital paulista no ano passado são apartamentos compactos, com menos de 45m². Essa realidade vem de encontro com o momento vivido pelos brasileiros, que estão optando em viver sozinhos.
Seguindo esta tendência de ambientes cada vez menores, saber escolher as cores, itens de decoração, ou móveis para valorizar o seu imóvel ou um ambiente, pode fazer toda a diferença, seja se você vai morar lá ou se pretende alugar.

A escolha das cores demonstra a nossa personalidade, o estilo que mais nos agrada. As cores também nos transmitem sensações, seja de ousadia, tranquilidade ou agitação. “Mas se você não sabe qual a cor ideal para o ambiente, seja casa ou apartamento pequeno, que você quer decorar ou redecorar, cores claras como branco, tons pasteis, cinza, podem ser suas melhores amigas”, como explicam as arquitetas Alessandra Ceceli e Elizabeth Braido, diretoras da Braido Ceceli Incorporadora e Arquitetura.

Alessandra Ceceli explica que cores claras são excelentes opções para quem quer clarear um ambiente que é mais escuro por falta de iluminação natural e também é uma ótima escolha para quem quer ampliar um ambiente pequeno. “Branco e tons pasteis, refletem a luz seja natural ou não, e por conta dessa “magia”, valorizar tons mais claros em ambientes pequenos ou pouco iluminados, vai fazer com que fique mais agradável e passe sensação de amplitude e de ambiente arejado”, explica a diretora de projetos da incorporadora.

Elizabeth Braido, diz que mesmo que a escolha de cores claras aparente ser o caminho mais fácil para uma decoração bem-sucedida, se não souber fazer, o ambiente corre o risco de ficar sem personalidade ou entediante.

“Se for uma sala, por exemplo, a dica para quem ainda não tem muita habilidade, é colocar almofadas coloridas, ou escolher objetos de decoração que tenha cores que você gosta. Para os mais ousados, um sofá colorido vai ser a estrela da sala”, explica Elizabeth.


Escolha de cores 

Muito se fala sobre escolher o branco, mas o cinza é uma cor que está muito em alta e teve muita adesão entre os fãs de decoração. A cor que transmite a sensação de sobriedade, é uma ótima opção para ambientes onde os objetos são mais coloridos. “Esta é uma alternativa para ambientes com geometria e em estilo moderno, já que a cor transmite elegância e originalidade”, conta Braido. 

Para o quarto é ideal escolher cores como azul e lilás em tons claros, assim ao entrar no quarto transmite-se a sensação de tranquilidade. “Essa mesma dica é válida para quartos de bebês e banheiros, neste último, o branco passa a sensação de higiene e limpeza”, disse.

No escritório e sala de estar, pode ser bem legal e atraente escolher cores vibrantes e estimulantes. Assim os ambientes serão propícios para bons diálogos ou novas ideias. Misturar as cores vibrantes nestes casos podem causar uma sensação de mal-estar, na dúvida escolha uma cor e trabalhe nos tons dela.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados