Pesquisar no Blog

segunda-feira, 19 de novembro de 2018

COMO O MINDFUL EATING CONTRIBUI PARA UMA ALIMENTAÇÃO EQUILIBRADA E SAUDÁVEL



Com origem na cultura budista, o termo mindfulness é mundialmente traduzido como o ato de desenvolver “atenção plena” em todas as atitudes. Trata-se de um conjunto de técnicas meditativas que têm a força de mudar totalmente os comportamentos, a partir dessa vivência. Esse conhecimento tornou-se mais popular a partir do maior interesse por estilos de vida saudável, uma vez que a técnica pode ser usada como uma estratégia para controlar estresse e prevenir doenças crônicas influenciadas por hábitos e comportamentos alimentares
Na nutrição, o mindfulness tem sido praticado como o mindful eating que significa o ato de comer conscientemente, exercitando a atenção plena no aqui e agora, permitindo a vivência de todas as reações e sensações que o alimento escolhido entrega durante o ato de comer. Entre vários estudos sobre métodos de sucesso para mudanças de hábitos alimentares, a prática mindful é reconhecida como a mais eficiente. Um grande número de evidências científicas comprova que sem mudança de comportamento, atenção e consciência, do que se come nenhuma dieta não apresentará resultados.
Um dos aspectos mais interessantes do mindful eating é que o método se concentra no indivíduo, na consciência e experiência com a comida. Isto tem pouco a ver com calorias, carboidratos, gordura ou proteína. O propósito de comer conscientemente não visa a mudança da composição corporal, ou a perda de peso, embora seja muito provável que todos aqueles que adotem essa prática passem a ter hábitos mais saudáveis, resultando em um peso equilibrado. Não é à toa que um dos principais benefícios desse método é estimular as pessoas a cuidarem bem de si mesmas e dos outros. 
A alimentação consciente tem sido adicionada a programas de mudança de comportamento alimentar, pois propõe um novo olhar não só sobre o que comemos, mas também sobre a forma como ingerimos os alimentos e, consequentemente, reflete na nossa relação com os alimentos, que deve ser sempre neutra e não julgadora. E, consequentemente, um outro importante aspecto, e benéfico, da alimentação consciente é que pode ser usada também para reduzir a quantidade de alimentos consumidos em quadros de compulsão alimentar. Temporariamente, pode impedir o ganho de peso e melhorar a relação com o alimento temido.
Hoje em dia, é muito claro que as causas da obesidade são multifatoriais, e consequência de uma junção de diversas escolhas e hábitos não saudáveis, durante um longo período de tempo. E não há estudos que, de fato, comprovem que um alimento seja “vilão” ou responsável por gerar doenças crônicas. Por isso, é importante destacar que a atenção plena e intervenções alimentares conscientes podem reduzir o comer emocional e o comer a respostas externas. Assim, praticar a atenção plena durante o ato de comer, é se tornar consciente das suas escolhas, que é o primeiro e o mais importante passo para mudança positiva dos hábitos alimentares.




Bianca Naves - nutricionista especialista em Nutrição em Cardiologia e Nutrição Esportiva pela USP. Sócia proprietária da Clínica NutriOffice em SP; colaboradora do programa jornalístico “Hoje em Dia” transmitido pela Record.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados