Pesquisar no Blog

segunda-feira, 12 de novembro de 2018

CAMPANHA CORAÇÃO NA BATIDA CERTA


BRASIL EM AÇÃO PELA PREVENÇÃO E TRATAMENTO DAS ARRITMIAS CARDÍACAS E MORTE SÚBITA

 
 - As arritmias cardíacas atingem no Brasil mais de 20 milhões de pessoas, gerando mais de 320 mil mortes súbitas/ano;


- As chances de salvamento sem sequelas, em casos de parada cardiorrespiratória, diminuem a cada 10 minutos;



Uma disfunção que faz o coração bater mais acelerado ou mais lento do que o normal, ou ainda oscile em diferentes ritmos levando a sintomas de batedeira, cansaço, indisposição, tontura, desmaios e até a morte súbita. Estas são as características das arritmias cardíacas, disfunção que atinge mais de 20 milhões de brasileiros e leva a morte de mais de 320 mil por ano, mobilizando a Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas (SOBRAC) a criar uma campanha de conscientização da população leiga em ações de cunho sócio educativa em todo o Brasil. Batizada de “Coração na Batida Certa”, a campanha tem o seu marco em 12 de novembro, Dia Nacional de Prevenção das Arritmias Cardíacas e Morte Súbita, data que já faz parte do calendário do Ministério da Saúde.

Em sua 11a edição em 2018, a Campanha está mobilizando médicos em mais de 20 cidades em diferentes regiões do País, distribuindo folders, promovendo palestras, ensinando a aferir frequência cardíaca pela medição de pulso, medindo pressão arterial e ensinando manobras de ressuscitação cardiorrespiratória com massagens e uso do DEA (Desfibrilador Externo Automático).

“Apesar de promovermos ensinamentos em diversas ocasiões ao longo do ano, o dia 12 de novembro é um marco onde somamos esforços para atingir e impactar o maior número possível de pessoas em praças, parques, aeroportos, shoppings, hospitais, entre outros. Também promovemos ampla divulgação nas mídias sociais e imprensa para levar a informação das ações e de melhoras práticas para combater as arritmias cardíacas e suas consequências”, relata a coordenadora da campanha, Dra. Luciana Armaganijan.

Romulo Estrela – de paciente à apoiador da Campanha

Como em anos anteriores, a SOBRAC busca o apoio de personalidades para literalmente vestirem a camisa da Campanha em divulgações para o público leigo. Em 2018, o ator Romulo Estrela, que há 10 anos descobriu ser portador de Fibrilação Atrial, um tipo de arritmia cardíaca mais frequente na terceira idade e que o fez ser submetido a dois procedimentos de ablação, cedeu sua imagem para vídeo em tom de depoimento e alerta.


PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE ARRITMIAS CARDÍACAS

O que é arritmia cardíaca?

Arritmia cardíaca é a alteração que ocorre na geração ou na condução do estímulo elétrico do coração e pode provocar modificações do ritmo cardíaco.  
As arritmias podem ser benignas e malignas. Indivíduos diagnosticados com taquicardia, bradicardia ou que já apresentam problemas cardíacos, como infarto e insuficiência cardíaca, estão no grupo de maior risco.


Como ocorre o batimento cardíaco?

O coração possui duas bombas, uma do lado direito e outra do lado esquerdo, que fazem parte de um sistema elétrico responsável pelo ritmo e sincronização dos batimentos do coração. A regulação desse sistema elétrico é formada por um conjunto de células que geram o estímulo elétrico espontaneamente, denominado nó sinusal.


Qual é o ritmo cardíaco adequado?

A frequência cardíaca é medida pelo número de pulsação do coração por uma unidade de tempo, geralmente em minutos, expressada por BPM (batimentos por minuto). A frequência cardíaca normal é de 50 bpm a 100 bpm. No entanto, quando os batimentos estão em 100 bpm em repouso, são considerados altos; abaixo de 50 por minuto, em situações de repouso, são considerados baixos.

Em algumas situações, como durante exercícios físicos de alta intensidade, estes batimentos podem ir além do normal e podem chegar a 150 bpm. 


Quais são os tipos de arritmias cardíacas?

De forma geral, existem dois tipos de alteração do ritmo cardíaco: a taquicardia, quando o coração bate rápido demais, e bradicardia, quando as batidas são muito lentas e em descompasso, com pulsação irregular, sendo sua pior consequência a morte súbita cardíaca (MSC). Para estas duas situações é imprescindível o tratamento.


Qual a gravidade?

Quando não diagnosticada e tratada corretamente, a arritmia cardíaca pode provocar parada cardíaca e morte súbita.


O que é a morte súbita?

A morte súbita cardíaca ocorre de forma instantânea, inesperada, causada pela perda da função do músculo cardíaco. Geralmente, está associada a dois tipos de miocardiopatia: hipertrófica, quando há um aumento no tamanho do músculo cardíaco e que causa arritmia; e displasia arritmogênica do ventrículo direito, quando as células do músculo cardíaco são substituídas por células gordurosas, mas, neste caso, não há relação com a alimentação.


Quem está sujeito às arritmias cardíacas e à morte súbita?

De modo geral, qualquer pessoa pode ser diagnosticada com arritmia cardíaca, independentemente de faixa etária, sexo ou condição socioeconômica. As arritmias cardíacas podem acometer recém-nascidos, jovens saudáveis e atletas.


Quais os sintomas de uma arritmia cardíaca?

Os principais sintomas das arritmias cardíacas são cansaço, palpitações, desmaios, tontura, confusão mental, fraqueza, pressão baixa e dor no peito.


Como é o diagnóstico da arritmia cardíaca?

Quando uma pessoa percebe que seu coração está batendo de forma inadequada, deve procurar um cardiologista para avaliação prévia. O médico fará um exame clínico detalhado e, se necessário, solicitará exames complementares.


Qual tratamento de uma arritmia cardíaca?

Quem determinará o tratamento adequado é o médico especialista em arritmias. Os tratamentos mais comuns são: medicamentoso, por ablação por cateter ou ainda por implante de Dispositivos Cardíacos Eletrônicos Implantáveis (DCEI), como Marca-passo (MP), Cadioversor Desfibrilador Implantável (CDI) ou Ressincronizador.


Como prevenir as arritmias cardíacas e a morte súbita?

Para prevenir as arritmias cardíacas, assim como demais doenças, é preciso ter hábitos saudáveis, manter uma alimentação adequada, não ingerir ou não se exceder no consumo de bebidas alcoólicas e energéticos e não fazer uso de tabaco. Também é importante dar atenção à saúde emocional e evitar o estresse.

Embora toda atividade física e/ou esportiva traga benefícios à saúde, antes de iniciá-la deve-se ter orientação de um especialista.

Por fim, é recomendado consultar-se regularmente com um cardiologista, pelo menos uma vez por ano, e prestar atenção aos sinais do seu coração: pulsações irregulares, batimentos cardíacos intensos e cansaço demasiado sem motivo aparente.


As arritmias cardíacas são malignas?

As arritmias podem ser benignas, mas também podem apresentar alta malignidade. Algumas podem causar falta de ar, dor no peito, desmaios e até morte súbita. Normalmente, as arritmias cardíacas que ocorrem em quem já apresenta problemas cardíacos, como infarto e cirurgias prévias e insuficiência cardíaca, são de maior risco.


Arritmias cardíacas certamente provocam a morte súbita?

Mais de 95% das mortes súbitas ocorrem fora do ambiente hospitalar. Por isso, a rápida desfibrilação e o suporte básico de vida podem aumentar a taxa de sobrevida em longo prazo. Em caso nos quais o acesso aos desfibriladores ocorre no período entre cinco a sete minutos após a parada cardíaca, a sobrevida é maior que 49%.


O que é Fibrilação Atrial?

A fibrilação atrial é um dos tipos de arritmia cardíaca, com prevalência maior entre os idosos, caracterizada pelo ritmo irregular dos átrios (câmaras superiores do coração). A doença afeta 2,5% da população mundial, o que equivale a cerca de 175 milhões de pessoas. Estima-se que até 10% dos indivíduos acima de 75 anos possuam a doença. Com o envelhecimento da população, espera-se um crescimento expressivo da fibrilação atrial no Brasil, sendo cada vez mais importante a propagação de informações sobre a doença e sua prevenção.


O que é um marca-passo?

Marca-passo é um dispositivo implantável que ajuda a regular o batimento cardíaco lento (bradicardia). Um pequeno dispositivo de bateria é colocado sob a pele perto da clavícula, por meio de uma cirurgia. Um fio isolado passa a partir do dispositivo para o lado direito do coração, onde estará permanentemente fixo. Quando o marca-passo detectar uma frequência cardíaca muito lenta ou irregular, emitirá impulsos elétricos que estimularão o coração a acelerar, a começar a bater novamente ou a bater a um ritmo regular. A maioria dos marca-passos tem um sensor que os desliga quando o coração está acima de um determinado nível. Acontece novamente quando o coração é demasiado lento. Geralmente, a alta médica é dada em 1 ou 2 dias após o implante.


O que é ablação?

Ablação é uma técnica na qual um cateter com energia de radiofrequência é utilizado para o tratamento de diversas formas de arritmias cardíacas, inclusive a fibrilação atrial, sendo também o procedimento mais eficiente para o tratamento definitivo da doença. O procedimento consiste na cauterização dos focos arritmogênicos, pela virilha, sem a necessidade de abertura do tórax.  


O que é um CDI?

O Cardioversor-Desfibrilador Implantável (CDI) é um aparelho que tem por finalidade converter episódios de fibrilação ventricular (FV) ou taquicardia ventricular (VT) por meio da aplicação de um choque no coração.


Quem precisa de um CDI?

Pacientes considerados de alto risco para ocorrência de arritmias fatais, indivíduos com comprometimento importante da função do coração, ou pessoas com arritmias hereditárias graves potencialmente letais geralmente precisam implantar um CDI (Cardioversor Desfibrilador Implantável). No entanto, apenas um cardiologista poderá indicar ou não a necessidade do aparelho.


Atletas podem sofrer de arritmias cardíacas e morte súbita?

Os atletas profissionais e pessoas que têm uma vida ativa e saudável também podem ser vítimas de uma arritmia cardíaca decorrente, entre outros fatores, da genética e constituição própria do coração. Muitas vezes, por ser difícil de ser diagnosticada, a doença passa despercebida, trazendo consequências graves ao portador.  


Uma pessoa que sofre parada cardíaca certamente vai morrer?

A parada cardíaca tem sucesso na recuperação quando são realizadas manobras de Ressuscitação Cardiopulmonar imediatamente. Acompanhado do uso do Desfibrilador Automático Externo (DEA), o índice de sucesso depende diretamente do tempo transcorrido entre o pedido de socorro e a desfibrilação. As chances diminuem cerca de 10% a cada minuto de atraso.

Para acessar o mapa das ações, infografias e demais peças de apoio, confira o site da Campanha Coração na Batida Certa em www.sobrac.org/campanha.
Ajude-nos a divulgar a nossa causa com a hashtag: #coraçãonabatidacerta






Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas (SOBRAC) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados