Pesquisar no Blog

quarta-feira, 28 de novembro de 2018

A importância de consultar um especialista antes de iniciar um procedimento estético


O Brasil é hoje um dos maiores consumidores do mercado mundial de estética


O Brasil é hoje o terceiro país com o maior mercado de estética no mundo, atrás, apenas, dos Estados Unidos e da China, que representam, respectivamente, 16,5% e 10,3% do consumo do mercado de estética no mundo. O dado é parte de um levantamento realizado pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) e reforça o quanto homens e mulheres estão cada vez mais preocupados com a aparência física e investindo nisso.

Mas para ter um rosto bonito e bem cuidado, não basta apenas escolher um procedimento e já realizá-lo. É preciso ter muita cautela ao buscar profissionais e tratamentos que tragam resultados realmente adequados para cada um. A avaliação facial é fundamental para o estabelecimento do plano de tratamento estético correto. Para isso, é recomendável que o médico planeje uma abordagem que atenda às necessidades de cada paciente, identificando corretamente as prioridades e correções que enalteçam a beleza particular de cada um.

Segundo o MAP (Managing Aesthetic Patients), projeto que reúne a experiência clínica de 16 médicos brasileiros especialistas em procedimentos estéticos, há algumas diretrizes que devem ser avaliadas antes de se iniciar qualquer tratamento. São elas:


1. Qualidade da pele, que é avaliada através da cor e textura;

2. Formato do rosto, que contribuem para a beleza e atratividade e que possuem fatores como idade, etnia e gênero determinando o seu formato;

3. Contornos e proporções, que devem manter uma proporcionalidade mínima em relação à natureza do rosto;

4. Simetria, que é um dos parâmetros de beleza mais citados e deve ser avaliada separadamente na área superior do rosto;

5. Avaliação Dinâmica, que determina a presença de linhas estáticas e dinâmicas ao longo do tempo.

Com tantas variáveis, é essencial a busca por um profissional que possa trazer um planejamento estético especializado e que contemple as queixas e expectativas do paciente. Ao fazer uma avaliação detalhada tanto da pele como dos hábitos de vida do indivíduo, o médico poderá, além de individualizar, criar um tratamento estético específico para cada caso, evitando problemas relacionados aos procedimentos e, claro, aumentando a satisfação do paciente.

Em um mundo regido pela internet, muitos sites e clínicas de estética oferecem promoções de pacotes pré-definidos sem saber se aquele procedimento é realmente o mais indicado para aquela pessoa. Ou seja, não é um atendimento individualizado e nem com garantia de sucesso. Em resposta a esta realidade, especialistas alertam para a importância de consultar um médico antes de realizar qualquer procedimento estético.

"No consultório é de extrema importância conhecer o paciente e conversar sobre queixas e expectativas para poder encaminhá-lo para o tratamento estético mais indicado para a sua patologia e assim chegar a um resultado mais eficaz e satisfatório para ambos. Se pularmos essa etapa podem ocorrer diversas falhas que vão desde um resultado que não agrade o paciente ou a perda de tempo e dinheiro até casos que podem piorar o motivo da queixa", afirma Dra. Alessandra Haddad.

Mas algumas dicas são unânimes entre os especialistas:
  • Limpeza - É muito comum não usarem sabonetes faciais específicos para cada pele, o que pode levar a reações aos componentes químicos ou não dar o resultado ideal. O médico especialista pode identificar o tipo de cada pele e então indicar sabonetes apropriados.
  • Proteção solar - Em um país tropical como o Brasil, é muito importante o uso diário de filtro solar, pois somente este produto protege da radiação solar, raios UVA e UVB que podem causar além de manchas, queimaduras e envelhecimento, o câncer de pele. Hoje no mercado há tipos de protetores para cada pele nas versões incolor ou com cor.
  • Estética - Assim como as mulheres, os homens também podem atenuar rugas, linhas de expressão e sulcos. Basta uma visita ao dermatologista para a indicação das melhores intervenções para este problema. Um dos mais indicados são os tratamentos bioestimulador, à base de radiofrequência, que auxiliam no estímulo da fibra colágena, aumentando a produção da substância e minimizando os efeitos. O ácido poli-L-láctico, também conhecido como Sculptra®, é o tratamento mais recomendado para a prevenção da flacidez corporal, podendo aumentar a produção de colágeno em até 70%, benefício que nenhum outro tratamento disponível no mercado proporciona.




Fonte: Sculptra® 



Um comentário:

Posts mais acessados