Pesquisar no Blog

segunda-feira, 19 de novembro de 2018

4 ITENS DE COZINHA QUE PODEM PREJUDICAR A SAÚDE SE NÃO FOREM USADOS DA MANEIRA CORRETA


Panelas de aço inox ou alumínio precisam ser trocadas a cada 12 meses. Tábuas de corte de madeira e plástico precisam ficar de molho no vinagre para correta higienização. Esses são exemplos de informações pouco conhecidas e que geram muitas dúvidas. Conheça outras dicas importantes, comentadas pelo coordenador técnico da Maria Brasileira, franquia de serviços e cuidados, João Pedro Lucio. Confira!



Panela no Fogo

Comprar um jogo de panela pode não ser tão simples assim. Há uma variedade enorme de materiais no mercado que podem impactar no preparo e sabor do alimento ou até mesmo na saúde das pessoas. De acordo com o especialista da Maria Brasileira, João Pedro Lucio, todos os modelos do utensílio podem ser usados, basta ter os cuidados necessários. "As panelas de aço inox e alumínio, por exemplo, têm a fama de serem tóxicas, mas não é bem assim. Hoje em dia, a maioria das pessoas possuem esses modelos e não há nada demais nisso. Porém, é indicado que esse tipo de panela seja trocado a cada 12 meses ou quando ela começar a encrustar e não limpar direto", afirma.

Segundo o profissional, os modelos antiaderentes são os mais indicados. Apesar de serem feitos de alumínio, eles ganham um revestimento em teflon, o que evita que os alimentos grudem na panela. "A única questão é que esse tipo de panela risca facilmente, ocasionando na perda do revestimento", conta João. Caso isso aconteça, é recomendado trocar o utensilio, pois o teflon é composto de politetrafluoretileno, que quando exposto a altas temperaturas, a médio prazo, pode causar problemas ao pulmão. "O cuidado ao limpar faz toda a diferença neste caso. Se a pessoa usar apenas a parte amarela da esponja, por exemplo, o teflon será preservado por mais tempo. Ao cozinhar, deve-se optar por colheres de silicone, que não riscam."

O profissional ainda indica as panelas feitas de aço cirúrgico, cerâmica e porcelana. "São modelos que não passam nenhum tipo de substância para a refeição. Além disso, conservam facilmente o calor, são fáceis de limpar e antiaderentes", conta João.



Qual a melhor Tábua de Corte?

Tanto as tábuas de madeira quanto as de plástico, apesar de oferecerem facilidade no corte dos alimentos e possuírem baixo custo, são as mais nocivas para a saúde. "Os cortes que os materiais sofrem facilitam a aderência de restos de alimentos, além de proporcionarem um ambiente perfeito para a proliferação de bactérias", diz o profissional da Maria Brasileira.

Segundo João, fazer a limpeza da maneira correta deste tipo de tábua é extremamente importante para eliminar as bactérias do objeto. "O ideal é lavá-las com água corrente e sabão neutro e depois deixá-las de molho no vinagre por 5 minutos. Após este período, o objeto deve ser seco com um papel toalha e armazenado em um ambiente arejado", explica. Além de todo esse cuidado é preciso que a troca das tábuas seja feita periodicamente.

As tábuas mais indicadas para o uso diário são as feitas em vidro ou as fabricadas em bambu e polietileno. "A única questão negativa da tábua de vidro é que o atrito com o material tira o corte da faca, que precisará ser afiada com maior frequência. Ambos os materiais podem ser lavados apenas com água e detergente, possuem grande durabilidade e não riscam", conta.



Hora de guardar os alimentos

A forma como os alimentos são armazenados é crucial para garantir a durabilidade deles. "Os potes de vidro são os mais indicados para armazenar a comida. Eles são fáceis de higienizar, não reagem ao contato com o alimento ou com o calor e podem ser refrigerados sem preocupações", afirma João. Uma segunda alternativa apontada são os modelos de inox, mas, assim como no caso das panelas, é preciso ter cuidado para não arranhar, o que liberaria os metais usados em sua fabricação.

Mais comuns no mercado, os potes de plástico produzidos com materiais, como o bisfenol-A ou BPA liberam toxinas quando entram em contato com alimentos e bebidas, prejudicando à saúde. "É preciso se atentar à qualidade do produto e ao prazo de validade do mesmo. Um pote de plástico que foi lavado inúmeras vezes acaba ficando com rasuras causadas pela esponja, o que contribui para o armazenamento de resíduos", adverte João.


Lavando a Louça Suja

Não adianta ter todo o cuidado com os utensílios de cozinha e esquecer da higiene da esponja de lavar louça. De acordo com o especialista da Maria Brasileira, o ideal é que o item seja trocado, no máximo, a cada 15 dias. "Depende muito da frequência com que a esponja é usada e da higienização que ela recebe. Uma família que a utiliza várias vezes ao dia deve fazer a troca em no máximo 10 dias. Já quem utiliza pouco, pode prolongar o uso", afirma.
Como a cozinha é um local propício para a proliferação de bactérias e germes, deve-se higienizar a esponja corretamente toda a vez que ela for utilizada. "Não basta lavá-la na torneira. O ideal é fervê-la por 5 minutos e depois deixar secar bem", finaliza.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados