Pesquisar no Blog

quarta-feira, 10 de outubro de 2018

Semana Mundial da Visão: Fundação Abióptica realiza testes gratuitos em Santos


Iniciativa acontece em cinco municípios de São Paulo, comtemplando cidades do norte, sul, leste, oeste e litoral do estado, entre os dias 09 e 13 de outubro.

Teste pretende orientar a população quanto à necessidade dos cuidados com a visão 

Em comemoração ao Dia Mundial da Visão, celebrado este ano no dia 11 de outubro, a entidade social Fundação Abióptica - Pelo Direito de Enxergar Direito realizará a Semana Mundial da Visão/Ação OlhoVivo em cinco cidades de São Paulo. A iniciativa, que acontece de 09 a 13 de outubro, tem como objetivo levar orientação e estimular a prevenção contra doenças oculares. Em Santos, a ação acontece no dia 10 de outubro, das 12h às 20h, no Shopping Pátio Iporanga.
O teste será realizado gratuitamente por 30 voluntários por meio da “Tabela de Sinais de Snellen”, em que a pessoa precisa efetuar a leitura das letras ou símbolos, na sequência indicada. Se identificada alguma dificuldade, o triado será orientado a procurar um especialista. Espera-se que mais de mil pessoas passem pelos testes de visão em postos móveis espalhados pelos principais shoppings das cidades participantes.
A ação busca, também, esclarecer dúvidas sobre os riscos à saúde ocular ao se usar produtos ópticos piratas ou ilegais, orientando sobre as melhores práticas no momento da compra de óculos solares e de receituário. “Nossa intenção é realmente orientar a população quanto à necessidade de cuidar da visão, afinal trata-se do principal sentido do ser humano”, conta o presidente da Abióptica, Bento Alcoforado.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 50% da população mundial apresenta algum tipo de problema visual, e mais de 60 milhões de brasileiros podem ter algum problema visual ainda não detectado. Para Alcoforado, a falta de conscientização da população está relacionada, em especial, à falta de políticas públicas de prevenção e cuidados com a visão. “Muitos não sabem que precisam de correção visual, afinal, as doenças oculares são silenciosas e não causam dor”, comenta.
Outros dados importantes referentes à saúde ocular:
·         Uma estimativa da OMS (Organização Mundial da Saúde) mostra incidência da catarata em 17% das pessoas entre 55 e 65 anos; 47% entre 65 e 75 anos e 73% nas que têm mais de 75 anos;
·         Dados do Ministério da Saúde mostram que 70% das crianças matriculadas no Ensino Fundamental público nunca passaram por consulta oftalmológica;
·         25% dos acidentes de trabalho são causados por distorções ou falhas visuais;
·         O uso de lentes vencidas ou danificadas causam inúmeras complicações à visão, além de aumentar em 10 vezes a chance de ser ter uma úlcera;
·         15% das mulheres que usam maquiagem regularmente relatam problemas como olho seco, alergias, conjuntivite e blefarite;
·         Praticar atividades externas sem o uso de óculos de proteção solar aumenta em 60% a chance de se adquirir catarata precoce.
Ação Olho Vivo já realizou triagens visuais em mais de dez mil pessoas de várias cidades em 2017, passando por regiões de norte a sul do Brasil. Mais informações pelo telefone (11) 5093-0563.

Abaixo, a programação completa:
09/10 – São Paulo – SP Market – das 12h às 20h.
10/10 – Santos – Shopping Pátio Iporanga – das 12h às 20h.
11/10 – São José dos Campos – Vale Sul Shopping - das 12h às 20h.
12/10 – Presidente Prudente – Prudenshopping – das 14h às 20h
13/10 – Araçatuba – Araçatuba Shopping – das 14h às 22h.

Sobre a Fundação Abióptica
A Fundação Abióptica – Pelo Direito de Enxergar Direito é uma entidade civil, sem fins lucrativos, que tem em sua essência e premissas a defesa dos direitos do cidadão – crianças, adolescentes, adultos e idosos – de enxergar direito. Foi criada para desenvolver ações que visem a gerar e administrar meios e recursos que propiciem aos jovens em situação de vulnerabilidade social uma melhor qualidade de vida.

Semana Mundial da Visão/Ação Olho Vivo em Santos
Data: 10 de outubro
Horário: das 12h às 20h
Local: Shopping Pátio Iporanga - Av. Ana Costa, 465 - Gonzaga, Santos - SP
Realização: Fundação Abióptica
Gratuito


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados