Pesquisar no Blog

sábado, 13 de outubro de 2018

PRIMAVERA: CHEGOU A HORA DE LIBERAR O CLOSET


Aprenda a guardar as roupas de inverno, mantendo-as lindas até a próxima temporada de frio 


Com a chegada da primavera e elevação das temperaturas, que tal dar uma geral no closet ou guarda-roupa?

É hora de trocar o figurino por roupas mais leves e coloridas, e guardar as roupas pesadas de inverno. Porém, nem todo mundo tem espaço suficiente para manter as roupas de inverno ou verão sempre acessíveis.

Armazená-las devidamente fora da temporada não só libera espaço no armário, como conserva as roupas dos piores inimigos: mofo, bolor, fungos, traças e ácaros, deixando as peças mais bonitas e novas por muito mais tempo.

Antes de colocar a "mãos à obra", porém, aproveite a organização e faça doação das peças que você não usa há algum tempo: 2 anos inteiros sem nem olhar para elas é sinal de que você já não irá usá-las mais!


Os cuidados com as roupas de inverno, passo a passo


Antes de guardar: 

Lave as roupas antes de guardá-las. Mesmo que pareçam limpas, se foram usadas podem conter manchas ocultas, não evidentes agora, que aparecerão daqui a alguns meses. Além disso, depois de ressecadas, além de atrair traças, as peças usadas podem exalar odor.


Separe as peças. Para facilitar o armazenamento, separe as roupas por famílias, por exemplo: casacos longos, pulôveres, cardigans, moletons, etc , para colocá-las juntas, no mesmo local.


Cuidados com cada tecido

Couro - Por ser de origem animal, é poroso, permitindo a pele "respirar", é permeável e térmico, proporcionando conforto na sua utilização. Porém, roupas de couro estão sujeitas ao ataque dos fungos. Portanto, nunca use sacos ou capas plásticas para seu armazenamento, nem as guarde se estiverem úmidas, tanto por água ou por suor. Antes de guardar, limpe-as com pequenas quantidades de vaselina líquida ou creme. Prefira usar capas de TNT escuras e pendure as peças pendurados em cabides estruturados, para não deformá-las. Uma sugestão é serem expostas para tomar ar e um pouco do sol da manhã, a cada 6 meses.


Couro sintético - São produzidos a partir de compostos químicos, normalmente poliuretano, polipropileno ou polivinílico, em sua maioria oriundos do petróleo.

Desta forma, estão menos sujeitos à ação de micro-organismos, à luz e à umidade, mas têm durabilidade menor e tendem a esfarelar, com o passar do tempo.

Não precisam ser guardados em capas de TNT, mas é aconselhável pendurar e não dobrar, e ser limpos após o uso, pois costumam impedir a transpiração. Porém, jamais lave em máquinas domésticas de lavar roupas.


Camurça - É um tecido delicado; não deve ser limpado com água e sabão, pois a umidade excessiva pode causar manchas adicionais. O melhor é procurar lavanderias especializadas, porque a camurça mancha facilmente, ou fazer a limpeza com sprays específicos, com muito cuidado. Se tiver conjunto, as peças devem ser lavadas sempre juntas, para não acabar com tons diferentes. Para guardar, não use sacos plásticos, prefira protegê-las com capas escuras de TNT . 


-Antes de guardar deve ser lavada com detergente neutro ou sabão de coco líquido. Tome cuidado ao secar, para não deformá-las. Não deve ser submetida ao sol excessivo, de preferência secar à sombra.

Depois de limpas e secas, guarde na forma original da peça -caso tenha botões ou ziper, feche-os.

Coloque em sacos de TNT. Evite pendurar, pois com o tempo poderão ficar deformadas. Casacos mais grossos podem ser pendurados, mas procure cabides do mesmo tamanho, para não marcar.



Onde guardar

Procure um lugar fresco e arejado. 

Evite guardar em locais com temperaturas muito altas, que recebem diretamente a luz do sol, poderá causar danos às fibras, além de desbotar. 


Sacos plásticos de lavanderias devem ser evitados. 

Além de amarelar as roupas quando guardadas por um período longo, esses sacos retêm a umidade, favorecendo o surgimento do bolor. Prefira as capas de algodão ou de TNT, que deixam a roupa respirar e permitem a circulação de ar.


Space Bags - Embalagem com fechamento a vácuo. 

Ideal para guardar edredons, cobertores, malhas mais pesadas, entre outras peças grandes. Além de reduzir em até 75% o volume, ganhando muito espaço no armário, protegem contra ácaros, bactérias e sujeiras. 


Maleiro – São os lugares mais indicados para guardar roupas de uma determinada estação ou época. Porém, as roupas devem estar protegidas em capas de TNT, space bags, ou em caixas organizadoras.


Cama box com maleiro – Excelente para guardar roupas fora da estação, principalmente as roupas de cama. Procure proteger com capas de TNT, space bags, ou em caixas organizadoras.


Caixas para roupas - Existem belas caixas que podem guardar suas roupas, porém não esqueça de identifica-las.


Malas - Um outro lugar excelente para guardar as roupas fora de estação são as malas, mas não esqueça de colocar as peças dentro de capas de algodão ou TNT. Abuse das de estilo vintage: além de bonitas podem fazer parte da decoração.


Dicas Úteis
Coloque as roupas semelhantes num mesmo local. Deixe sempre algumas peças curingas em algum lugar de fácil acesso para quando fizer um friozinho, fora da estação.
Para evitar mau cheiro, coloque junto as roupas lascas de cedro, ajudam a repelir insetos.
Depois de tudo no seu lugar e com suas peças protegidas, você terá suas roupas impecáveis para serem usadas no próximo inverno.





Le Filo Assessoria em Organização
www.lefiloorganizacao.com.br
Facebook: lefiloorganização.com.br
Instagram: @legiloorganizacao


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados