Pesquisar no Blog

sexta-feira, 19 de outubro de 2018

PREVENÇÃO AO CÂNCER BUCAL




A doença atinge em torno de 14 mil brasileiros, por ano


Pouco conhecido, e geralmente diagnosticado tardiamente, os casos de câncer bucal vem aumentando ano a ano e segundo o INCA, (Instituto Nacional de Câncer), para 2018 há uma estimativa de 14.700 novos casos, sendo mais de 11 mil, em homens. 

E assim como qualquer incidência de câncer, seus primeiros sintomas costumam passar despercebidos e podem ser confundidos com um pequeno machucado ou com uma afta indesejada. Desta maneira, a visita regular ao dentista pode contribuir para o diagnóstico inicial. “Com um bom trabalho é possível notar a diferença entre uma boca saudável e uma com necessidade de cuidados especiais, por isso, nós dentistas podemos orientar os pacientes” – resume o cirurgião dentista Helio Cano, coordenador da campanha e representante do Grupo Qualidade em Saúde neste evento.

Para detectar estas anomalias, os dentistas utilizam uma microcâmera que aumenta em até sessenta vezes a imagem da boca do paciente, tornando visível o que seria muito difícil visualizar a olho nu. “Essas imagens fazem muita diferença no diagnóstico dos nossos pacientes, seja para detectarmos simples problemas bucais ou até mesmo, doenças mais graves” – resume. 

Vale lembrar que para garantir dentes fortes e saudáveis em qualquer idade, a escovação deve ser feita todos os dias, principalmente após as refeições (café da manhã, almoço e janta), com uma escova de dentes de cerdas macias (para evitar lesões nas gengivas), pasta de dente com flúor e principalmente, fazendo o uso do fio dental. “Um grande desafio é fazer com que uso do fio dental se torne rotina. Por ele exigir tempo e paciência, muitas vezes é deixado de lado” – finaliza.





Dr. Hélio Cano - Especialista em prótese e reabilitação oral. É cirurgião dentista e membro da ADA (American Dental Association). Possui pós-graduação em implante, odontologia estética e lentes de contato. É também diretor clínico e idealizador da Prez Odonto. Saiba mais em: www.prezodonto.com.br. Ele pode abordar qualquer assunto sobre trato bucal, como escovação, caries, dores e etc.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados