Pesquisar no Blog

terça-feira, 23 de outubro de 2018

Portadoras de endometriose também podem desenvolver ansiedade e depressão


Ginecologista Dr. Patrick Bellelis alerta para o acompanhamento psicológico


O diagnóstico de endometriose pode acarretar em outros problemas de saúde. Cerca de 50% e 34% das portadoras da doença também desenvolvem depressão e ansiedade, respectivamente, já que a endometriose causa dores intensas, menstruação irregular e dificuldade para engravidar.

O ginecologista diretor da Sociedade Brasileira de Endometriose, Dr. Patrick Bellelis, explica que a notícia de que possui endometriose afeta diversos aspectos da vida da mulher. “Isso acontece devido aos quadros de dor e infertilidade, o atraso no diagnóstico e a recorrência da doença que contribuem para níveis elevados de ansiedade e depressão”, esclarece Bellelis.

O tratamento pode ser feito precocemente caso a doença seja detectada no início, aumentando a efetividade de alívio dos sintomas físicos e emocionais. Por isso, o acompanhamento psicológico deve ser oferecido sendo um componente essencial para o tratamento”, acrescenta o doutor.








Dr. Patrick Bellelis - Possui ampla experiência na área de Cirurgia Ginecológica Minimamente Invasiva. É graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina do ABC. Foi residente pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e possui título de Especialista em Ginecologia e Obstetrícia, Laparoscopia e Histeroscopia pela Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia - FEBRASGO. Faz parte da diretoria da SBE (Associação Brasileira de Endometriose e Ginecologia Minimamente Invasiva) e é Diretor da Sede da sociedade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados