Pesquisar no Blog

quarta-feira, 17 de outubro de 2018

Pesquisa lista gatilhos mentais que fazem comer demais, causando a obesidade


Em seu recém-lançado livro "Código Secreto do Emagrecimento", que já é best-seller, nutricionista e coach em emagrecimento Gladia Bernardi lista gatilhos emocionais que levam à compulsão alimentar, consequentemente resultando em obesidade

Crédito: iStock

Segundo a Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção de Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), divulgados pelo Ministério da Saúde, a obesidade é uma realidade para 18,9% dos brasileiros, e o sobrepeso atinge mais da metade da população (54%).

Mas o que fazer para combater esse problema, que vem crescendo a cada ano, principalmente entre os mais jovens? O mesmo estudo da Vigitel apontou que entre a população mais jovem, a obesidade mais que dobrou entre 2007 e 2017, crescendo 110%- um crescimento alarmante.

De acordo com a nutricionista e coach em emagrecimento Gladia Bernardi, autora do best-seller "Código Secreto do Emagrecimento", o ganho de peso está diretamente ligado às emoções. O livro revela uma pesquisa inédita que retrata o impacto das emoções nas escolhas alimentares.

Segundo o levantamento divulgado no livro, 61% dos entrevistados apontaram emoções desconfortáveis como o principal motivo que os levaram a comer demais. "Para 60% deles, a comida também é considerada como um padrão de afeto familiar. Isso mostra que os gatilhos mentais são a principal causa da obesidade", comenta a especialista.

O estudo foi desenvolvido pelo Health Coaching International Institute, com exclusividade para o livro "Código Secreto do Emagrecimento", a partir de um software que faz a análise comportamental do paciente. Para a realização da pesquisa foram ouvidos 2.754 pacientes que elencaram também roupas (54%), apego à autoimagem (49%) e crença contrária à uma dieta saudável (49%) como os principais vilões de tentativas frustrantes e desistências em emagrecer, entre os 23 sabotadores do emagrecimento existentes.


Emoções levam à obesidade

"A emoção é um dos sabotadores mais comuns entre as pessoas obesas. Qualquer sentimento e emoção - seja tristeza, raiva, ansiedade, nervoso, frustração, estresse, preocupação ou medo- aciona gatilhos mentais que incentivam a busca por alívio, prazer ou recompensa com a comida", explica Gladia.

Para ela, não são apenas as emoções ligadas à tristeza e ansiedade que resultam no ganho de peso. "Esse sabotador também pode fazer as emoções de felicidade levarem à comida. Não se trata, entretanto, de uma emoção desconfortável, mas de algo que tem objetivo de aumentar a dopamina (conhecida como o neurotransmissor do prazer) e gerar euforia", comenta a nutricionista.


Você já se deparou com algum desses pensamentos?

·         Quando estou feliz, logo penso em comemorar comendo alguma coisa gostosa

·         Quando estou triste, fico louco por chocolate ou com vontade de comer alguma coisa que, muitas vezes, nem sei o que é

·         Sempre que tenho um sentimento ruim, quero comer alguma coisa

·         Melhor comer, assim esqueço toda a minha tristeza e sofrimento

"Saiba que esses são alguns gatilhos sabotadores que estimulam a comer sem estarmos realmente com fome orgânica, ou a buscar a satisfação com alimentos sem teor nutricional e que têm alto teor de açúcar ou gordura", alerta a coach. 


Os sabotadores também levam a acreditar em algumas mentiras:
·         Comer alivia

·         Comer faz ficar mais calmo e pensar melhor

·         Tomar água com açúcar acalma

·         Comer um chocolate é bom para se alegrar

·         É só comer que a tristeza vai embora

·         Não tem o que fazer? Está sozinho? Faça uma bacia de pipoca


"Essas mentiras que contamos para nós mesmos, ou que ouvimos de pessoas que realmente acreditam que comer de forma exagerada é fonte de prazer, também nos fazem comer sem refletirmos que não estamos nos alimentando porque precisamos nos alimentar, e sim para preenchermos sentimentos que não estão nos fazendo bem", comenta a especialista.

Para não cair nessas armadilhas, segundo Gladia, é preciso reprogramar a mente para perder peso e conquistar uma rotina saudável. "É preciso identificar quais são os seus sabotadores e avaliar quão fortes eles são no seu poder de decisão. Depois disso, é preciso reprogramá-los para mudar seus hábitos alimentares e seu estilo de vida", conclui.







 Gladia Bernardi - Autora do best-seller "O Código Secreto do Emagrecimento (Ed. Gente), Gladia Bernardi é nutricionista e desenvolvedora do método de coaching de Emagrecimento Consciente, baseado na neurociência, na programação neurolinguística e em coaching. Por meio de técnicas e ferramentas pioneiras, que dispensam dietas restritivas, prescrição de medicamentos ou mesmo intervenções cirúrgicas para emagrecimento, visa transformar profissionais da área da saúde, coaches e consultores independentes em especialistas em emagrecimento junto a pacientes. Atualmente, já formou mais de mil profissionais de todo o Brasil e é responsável pelo evento "Por um mundo mais leve", que é realizado anualmente e defende que qualquer pessoa pode emagrecer se estiver em harmonia com a mente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados