Pesquisar no Blog

quarta-feira, 17 de outubro de 2018

Oncologista indica fatores para prevenção do Câncer de Mama


Segundo especialista, mulher deve realizar mamografia periodicamente a partir dos 40 anos



Um estudo realizado pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP), da Universidade de São Paulo (USP), revelou que 32,8% das mulheres atendidas na Unidade Básica de Saúde (UBS) da cidade não realizaram o exame clínico anual das mamas, mesmo estando na faixa etária recomendada (a partir dos 50 anos, sem histórico familiar).

Para o doutor Antonio Cavaleiro, coordenador de Oncologia do Hospital Santa Catarina (SP), "é fundamental que mulheres a partir dos 40 anos consultem o médico e verifiquem qual a idade adequada para realizar os exames de prevenção. A mamografia e o exame clínico mamário detectam o tumor e possibilitam ao paciente que o câncer, caso seja identificado, seja tratado de maneira rápida e precisa além de permitir cirurgias conservadoras e reduzir a necessidade de tratamentos complementares como radioterapia e quimioterapia".

O Instituto Nacional do Câncer (Inca) afirma que o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, depois do de pele não melanoma, atingindo 28% dos casos de tumores malignos entre as mulheres. De acordo com doutor Cavaleiro "os índices de mortalidade pelo câncer de mama são majoritariamente ligados ao diagnóstico tardio".

Ainda segundo o especialista, "evitar o tabagismo, álcool e manter uma dieta saudável pode reduzir as chances de câncer".


Realizar o autoexame não é garantia para descartar a doença

O autoexame não é garantia para a mulher descartar a doença. Nódulos palpáveis não são a única forma de manifestação da doença. A mamografia, aliada ao exame médico, são os métodos mais confiáveis na detecção precoce da doença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados