Pesquisar no Blog

domingo, 14 de outubro de 2018

Ganho de peso: Em que circunstâncias uma pessoa pode comer muito?


Ao contrário do que as pessoas pensam, a principal causa de descontrole alimentar não é o comer por ansiedade, mas sim o comer compulsivo. O psiquiatra do Hospital das Clínicas de SP, Dr. Diego Tavares explica que a maior parte das pessoas acha que comem por serem ansiosas, mas isso não é bem verdade, a maioria das pessoas comem por aumento de impulso alimentar e perda de freio: que é o comer compulsivo. 

“No caso do comer por ansiedade o indivíduo come para aliviar um estado de humor ansioso, isso é: de medo, insegurança, preocupação e mal-estar associado a eventos negativos que possam vir a ocorrer”, explica acrescentando que “é comum este tipo de pessoa apresentar outros comportamentos que indicam que o sistema nervoso da pessoa apresenta ativação de áreas cerebrais associadas a preocupação, medo e ansiedade”, como:

  • Ansiedade generalizada (insegurança em atividades de vida diária);
  • Crises de pânico;
  • Fobia social (insegurança em situações sociais);
  • Agorafobia (medo de ficar em casa ou sair de casa desacompanhado)
Já no caso do comer compulsivo, o psiquiatra conta que o indivíduo apresenta uma elevada ingestão de alimentos em um curto intervalo de tempo com sensação subjetiva de perda de controle. “A pessoa come, mesmo sem fome, de maneira exagerada por perda do freio comportamental”. É comum este tipo de pessoa apresentar outras características cerebrais de aumento de impulsividade, como:

  • Fumar em excesso ou usar outras substâncias químicas de maneira abusiva (álcool, cafeína, energéticos, etc);
  • Gastar dinheiro de maneira descontrolada;
  • Apresentar maior tendência a jogar compulsivamente ou mexer no celular ou na internet de maneira excessiva;
  • Apresentar episódios de comportamento sexual excessivo;
  • Trabalhar compulsivamente/workaholic.
A determinação das circunstâncias em que uma pessoa se descontrola no comer são importantes já que delimitam para os profissionais que vão auxilia-la no problema, seja médico, psicólogo, nutricionista e educador físico. Então será determinante quais as estratégias serão utilizadas para o controle alimentar a perda de peso. 

“Pessoas com ansiedade se beneficiam muito de psicoterapia e medicamentos que aliviam o mal-estar ansioso e pessoas com impulsividade alimentar se beneficiam de psicoterapia focada no controle de impulso e medicamentos que reduzem a impulsividade, mas para todos os casos existe uma solução”, finaliza o especialista. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados