Pesquisar este blog

quarta-feira, 10 de outubro de 2018

FORD DÁ DICAS DE COMO SE MANTER ALERTA NA DIREÇÃO


          
A Ford preparou algumas dicas para ajudar o motorista a se manter alerta na estrada, principalmente com a possibilidade de trânsito em épocas de feriados. Isso porque, diferentemente do que se acredita, nem sempre abrir as janelas, aumentar o ar-condicionado e colocar sua melhor playlist para tocar no último volume são métodos ideais para espantar o sono e o cansaço, além de serem metodologias que comprovadamente não funcionam nesses casos.
Em estudo divulgado na Science Direct, plataforma de conteúdo acadêmico e pesquisas do mundo, jovens motoristas que escutam suas músicas favoritas, por exemplo, cometem mais erros, assumem postura mais agressiva ao volante e prestam menos atenção ao que acontece ao seu redor. “Certas atitudes que parecem eficientes podem prejudicar o motorista durante sua viagem. A recomendação é que, aquele que for assumir a direção, esteja  descansado e preparado para pegar a estrada, mesmo em distâncias consideradas curtas”, afirma Robson Jardim, supervisor de Operações do Campo de Provas da Ford em Tatuí.
Abaixo algumas dicas úteis:

A batida do coração
A melhor música para dirigir é aquela que acompanha a batida do seu coração, ou seja, 60-80 por minuto. Caso você não saiba contar, a dica é ouvir uma música em volume mediano, pois faz a pessoa relaxar e aliviar o estresse, melhorando a concentração do condutor. Canções barulhentas ou rápidas fazem com que os motoristas respondam com direção mais agressiva e as mais lentas provocam fadiga. 

Hidrate-se
Manter-se hidratado é primordial ao dirigir e faz com que o motorista fique alerta. Além disso, são necessárias mais paradas para ir ao banheiro, dando mais movimento e descanso. Evite comer ao volante, pois reforça o cansaço. Dados da Ford comprovam que o condutor que faz mais de uma tarefa enquanto dirige está mais suscetível a sofrer um acidente.

Descanse
Certifique-se de que está descansado o suficiente para percorrer o trajeto. Dentre os sinais de cansaço mais frequentes estão as pálpebras pesadas, bocejo frequente, dificuldade de manter o foco, incapacidade de lembrar dos últimos dois quilômetros percorridos, perder placas de trânsito ou curvas, dificuldade de manter a velocidade e sair da pista acidentalmente.




Ford Motor Company


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados