Pesquisar no Blog

quinta-feira, 11 de outubro de 2018

FIDI promove ação com exames de mamografia gratuitos e oficinas de bem-estar na Praça da República



Campanha realizada em prol do Outubro Rosa também contará com dicas de moda da digital influencer Gi Charaba, bate papo com especialistas e oficinas de maquiagem e lenço


A Fundação Instituto de Pesquisa e Estudo de Diagnóstico por Imagem (FIDI) – responsável pelos exames de imagem em 85 unidades públicas de saúde na capital - realizará entre os dias 16 e 19 de outubro, das 10h às 18h, a campanha “Todos pelo Rosa” (#TodosPeloRosa), na esplanada da Praça da República, na região central de São Paulo. A ação especial e gratuita, realizada em prol do Outubro Rosa, contará com diversas atividades, entre elas, exames de mamografia, oficinas de maquiagem e de lenço e bate papo com especialistas sobre prevenção.

Durante o período, todos os dias serão distribuídas 50 senhas para a realização de exames de mamografia em mulheres a partir dos 35 anos. Para isso, basta levar cartão do SUS, RG e CPF. As mulheres serão atendidas em uma Unidade Móvel, fornecida pela Truckvan, líder brasileira no mercado de soluções sobre rodas e apoiadora da ação. Caso os médicos detectem alguma alteração, o ultrassom será feito na hora. Além disso, as pacientes serão encaminhadas ao Hospital Pérola Byington.

Para estimular doação de cabelo entre os participantes, serão disponibilizados diariamente cabeleireiros profissionais para realizarem o corte. Além disso, a digital influencer, modelo e Miss Acre Gi Charaba estará no evento para compartilhar sua experiência e dar dicas de moda para as mulheres presentes.

O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil. Desde 2014, a FIDI realiza um levantamento do número de pacientes encaminhados para exames complementares por achados suspeitos ou altamente suspeitos. O número de casos cresceu 25% no período, com cerca de 2,8 mil pacientes encaminhadas no último ano. A dra. Vivian Milani, radiologista da FIDI, explica que o câncer de mama tem até 95% de chances de cura se for precocemente detectado. “A melhor forma de se fazer essa prevenção é com a realização do exame de mamografia. Por isso é muito importante que as mulheres respeitem o período de retorno prescrito no laudo médico”, explica.

A coordenadora de projetos sociais da FIDI, Cristiane Claro Monzani, afirma que o objetivo do evento é evidenciar a importância da prevenção e promover momentos de lazer para mulheres que já passaram ou ainda enfrentam a doença. “Como instituição preocupada com o bem-estar da população, a FIDI deseja disseminar informações sobre o câncer e conscientizar as pessoas sobre a importância dos exames preventivos. Além disso, ao promover oficinas, também queremos ajudar no processo de elevação da autoestima da mulher. Nosso maior intuito é unir a sociedade em torno de uma causa nobre”, ressalta.

Segundo o Colégio Brasileiro de Radiologia, a mamografia de rotina deve ser realizada anualmente a partir de 40 anos de idade. No caso das mulheres com histórico familiar, mãe, filha ou irmã, a orientação é que iniciem esse rastreamento o mais rápido possível.

O autoexame é muito importante para que a mulher conheça bem o seu corpo e perceba com facilidade qualquer alteração nas mamas e assim procure rapidamente um médico. Vale lembrar que o autoexame não substitui a mamografia e deve ser realizado mensalmente, logo após a menstruação. Nas pacientes que não menstruam mais, devem escolher um dia no mês, para realizar o autoexame. 

Para examinar a mama esquerda, coloque a mão esquerda atrás da cabeça e apalpe com a mão direita. Para examinar a mama direita, faça o movimento inverso, colocando a mão direita atrás da cabeça e apalpe com a mão esquerda. Já no mamilo, faça pressão suave e verifique se há alguma secreção. As axilas também podem omitir pequenas alterações, portanto, após examinar as mamas, apalpe toda a área debaixo dos braços.

Mais informações sobre a FIDI podem ser obtidas em http://fidi.org.br/,



Programação completa: 

16/10 - Terça-feira
10h às 11h - Oficina de Maquiagem – HINODE
11h às 12h - Dicas de Moda – Influenciadora Gi Charaba
12h às 13h – Bate papo: "O câncer de Mama", com a dra. Rosana Midori
13h às 14h - Oficina de Maquiagem – HINODE
14h às 15h - Oficina de Lenço (ONG Leva Estilo)
15h às 16h - Oficina de Maquiagem – HINODE
16h às 17h - Oficina de Lenço (ONG Leva Estilo)
17h às 18h - Oficina de Maquiagem – HINODE


17/10 - Quarta-feira
10h às 11h - Oficina de Maquiagem - MARY KAY
11h às 12h - Dicas de Moda – Influenciadora Gi Charaba
12h às 13h – BATE PAPO "Sinais e Sintomas do Câncer de Mama", com a dra. Vivian Milani
13h às 14h - Oficinas de Moda e Maquiagem (AMT Assessoria de Beleza / Akassi Estúdio de Estilo)
14h às 15h - Oficinas de Moda e Maquiagem (AMT Assessoria de Beleza / Akassi Estúdio de Estilo)
15h às 16h - Oficinas de Moda e Maquiagem (AMT Assessoria de Beleza / Akassi Estúdio de Estilo)
16h às 17h - Oficina de Lenço (ONG Leva Estilo)
17h às 18h - Oficina de Maquiagem  - MARY KAY


18/10 – Quinta-feira
10h às 11h - Oficina de Maquiagem - HINODE
11h às 12h - Dicas de Moda – Influenciadora Gi Charaba
12h às 13h – BATE PAPO "Mitos e Verdades da Mamografia", com a dra. Simone Caetano
13h às 14h - Oficina de Lenço (ONG Viva Melhor)
14h às 15h - Oficina de Maquiagem  - HINODE
15h às 16h - Mini Aula Prevenção (ONG Viva Melhor)
16h às 17h - Oficina de Maquiagem  - HINODE
17h às 18h -Oficina de Lenço (ONG Viva Melhor)


19/10 – Sexta-feira
10h às 11h - Oficina de Maquiagem - HINODE
11h às 12h - Dicas de Moda – Influenciadora Gi Charaba
12h às 13h – Bate Papo: “Prevenção do câncer de mama”, com a dra. Cristiana Costacurta
13h às 14h - Oficina de Lenço (ONG Viva Melhor)
14h às 15h - Workshop de Moda - Marci Marciano
15h às 16h - Workshop de Moda - Marci Marciano
16h às 17h - Workshop de Moda - Marci Marciano
17h às 18h - Oficina de Maquiagem – HINODE



Informações importantes

  • Durante todos os dias de evento, haverá um cabeleireiro à disposição para doação de cabelo para perucas.

  • Só serão atendidas mulheres a partir dos 35 anos, com documento de identidade com foto, CPF e cartão do SUS. Não é necessário ter pedido médico.


Sobre a FIDI
A Fundação Instituto de Pesquisa e Estudo de Diagnóstico por Imagem (FIDI) existe há mais de 30 anos e é responsável por gerir sistemas de diagnóstico por imagem na rede pública de saúde. Fundada em 1985 por médicos professores integrantes do Departamento de Diagnóstico por Imagem da Escola Paulista de Medicina – atual Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) –, a FIDI nasceu com o objetivo de prestar assistência à população, além de contribuir para o aprimoramento de médicos radiologistas por meio de programas de educação continuada, bolsas de estudo e cursos de especialização. 

Com 2.500 colaboradores e um corpo técnico formado por mais de 500 médicos, a FIDI realiza anualmente 5 milhões de exames entre ressonância magnética, tomografia computadorizada, ultrassonografia, mamografia, raios X e densitometria óssea. Desde 2006, a FIDI deixou de ser Instituto e passou a ser denominada Fundação. Em 2009 ganhou status de Organização Social, expandido sua atuação e hoje está presente em 85 unidades de saúde nos estados de São Paulo e Goiás, além de ter participado da primeira Parceria Público-Privada de diagnóstico por imagem na Bahia.

No estado de São Paulo, presta serviço para as unidades da Secretaria de Estado de Saúde, Secretarias Municipais das Prefeituras de São Paulo, Diadema e São Caetano do Sul.  No estado de Goiás, é responsável desde 2012 pela gestão da Central Estadual de Laudos – Dona Gercina Borges Teixeira (CELAU) e está presente em seis unidades: Hospital Estadual de Urgências da Região Noroeste de Goiânia (HUGOL), Hospital Estadual Geral de Goiânia Dr. Alberto Rassi (HGG), Hospital Estadual de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT), Hospital Estadual de Urgências de Goiânia Dr. Valdemiro Cruz (HUGO), Hospital Estadual Materno-Infantil Dr. Jurandir do Nascimento (HMI) e Hospital Estadual de Urgências de Aparecida de Goiânia Caio Louzada (HUAPA).



Sobre a Truckvan
Fundada em 1992, a Truckvan é a maior fabricante de unidades móveis do Brasil, tendo produzido, aproximadamente, 50 mil baús de alumínio e entregado cerca de 800 veículos sob encomenda para as áreas de saúde; capacitação e treinamento profissional; eventos; serviços e; defesa e segurança. A empresa também customiza contêineres e atua na área de soluções para proteção de dados e equipamentos de Tecnologia da Informação. Além disso, a Truckvan é a distribuidora plena da Randon Implementos na região metropolitana de São Paulo. Sua sede está localizada em um terreno de 50 mil m² na Rodovia Presidente Dutra Km 206, 6, na Estrada Velha Guarulhos-Arujá, n° 950, no bairro Jd Álamo, em Guarulhos (SP).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados