Pesquisar no Blog

terça-feira, 16 de outubro de 2018

Fake News sobre Vacinação

Delboni Auriemo, laboratório da Dasa, prepara lista com notícias falsas sobre o tema


Em 17 de Outubro é comemorado o Dia Nacional da Vacinação, o objetivo é estimular e ressaltar sua importância para a saúde, já que previnem e protegem contra inúmeras doenças. De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina tem eficácia comprovada, prevenindo doenças e, em alguns casos, erradicando-as, como foi o caso da poliomielite, que não existia no Brasil desde o início dos anos 90 devido às políticas de prevenção. Porém, este ano, o Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde, demonstrou que a proteção contra a doença que causa paralisia caiu de 98%, em 2015, para 77% no ano passado, em todo o País. O Ministério emitiu um alerta para evitar o retorno dessas e outras patologias que já haviam sido erradicadas ou controladas no passado e que, diante do atual cenário de baixa vacinação, podem voltar a ser confirmadas no País. Um exemplo disso é o recente surto de sarampo, que registrou, no País, 2.044 casos até 8 de outubro. Os casos da doença na América aumentaram cerca de 32% e o Brasil aparece em segundo lugar no ranking, de acordo com boletim epidemiológico divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em setembro.

As redes sociais e aplicativos de mensagens são veículos que dissipam diversas notícias falsas e que desencorajam adultos sobre as vacinas. "Alguns canais, mesmo sem muita credibilidade, influenciam muito o comportamento das pessoas em diferentes esferas, inclusive em saúde. E, alguns movimentos antivacina repercutiram informações falsas sobre o tema. Por isso, desenvolvemos ações junto à imprensa e aos nossos pacientes para esclarecimento e estímulo sobre a importância da vacinação para a saúde", explica Alberto Chebabo, o infectologista do Delboni Auriemo, laboratório da Dasa – líder em medicina diagnóstica no Brasil.

Segundo a pediatra, Ana Goretti Maranhão, do programa de imunização do Ministério da Saúde, "nas últimas duas décadas, a vacinação preveniu mais de 30 milhões de óbitos. A OMS calcula que, a cada ano, haja redução de dois a três milhões de mortes graças à imunização. Então, recomendamos que, quando as pessoas virem notícias que promovem pânico, busquem conteúdo confiável junto aos órgãos oficiais, como sociedades científicas, para ter informações verdadeiras".


1) Algumas vacinas possuem mercúrio, um produto químico altamente tóxico quando injetado no corpo.

Fake News!
O timerosal (derivado do mercúrio) é utilizado como conservante em várias vacinas há décadas, como àquelas contra a gripe (formulações multidose). Diversos estudos comprovam a segurança desse fator de imunização.


2) Vacina é um método de controle populacional e um instrumento político.

Fake News!
As vacinas aumentaram a expectativa de vida da população com a redução da mortalidade causada por doenças graves, como: sarampo, varíola e poliomielite. Elas foram desenvolvidas durante o século XX para ajudar a combater doenças graves e sempre foram benéficas à população mudando o curso de doenças graves, sendo um aliado na prevenção de diversas enfermidades.


3) Algumas vacinas podem causar autismo.

Fake News!
Não há nenhuma evidência científica de ligação entre as vacinas e o autismo. Na realidade, descobriu-se que dados de um estudo publicado há alguns anos eram falsos e outros cientistas comprovaram a segurança das vacinas contendo o derivado do mercúrio, que segundo o artigo, levava ao autismo. A revista publicou um pedido de desculpas e o médico perdeu sua licença para exercer a profissão.


4) Pacientes alérgicos ao ovo de galinha não podem receber vacina.

Fake News!
Algumas vacinas utilizam ovo de galinha na produção, como a vacina de gripe, por exemplo. Pessoas com alergia grave à proteína do ovo podem apresentar reação alérgica, uma vez que partículas do alimento podem estar presentes na vacina. Estes pacientes poderão tomar a vacina sob observação médica. Porém, mesmo em casos de alergia grave como anafilaxia, não há contraindicação para receber a vacina contra a gripe, por exemplo, desde que supervisionadas em ambiente médico.


5) Se tomou a vacina ano passado, não precisa tomar esse ano de novo.

Fake News!
Cada vacina tem um esquema de doses recomendado. Algumas necessitam de reforço e outras não. Em alguns casos, é recomendado aplicação anual, como a vacina contra gripe. É fundamental seguir a orientação médica de dosagem e respeitar o calendário de vacinação.


6) Vacina pode fazer com que a doença seja adquirida, porque usam vírus vivo.

Fake News!
Grande parte das vacinas contém apenas partículas do agente ou o vírus inativo, ou seja, morto e, por isso não causam doenças. Nas vacinas que possuem vírus vivo atenuado, é possível ter a doença pelo vírus vacinal que, normalmente, é leve e não causa repercussões, sendo muito menos grave que a doença causada pelo vírus selvagem. Este sim pode causar doença séria e até matar.


7) Algumas vacinas já mataram milhares, por isso não são seguras.

Fake News!
Não há nenhum relato de vacinas que causaram morte em um grande número de pessoas. As vacinas são seguras e servem para proteger as pessoas de doenças graves que matam.



Delboni Auriemo Medicina Diagnóstica

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados