Pesquisar no Blog

sexta-feira, 19 de outubro de 2018

Dor nas costas: o certo é procurar um reumatologista ou um ortopedista?

Sem saber qual a real diferença entre as especialidades, pacientes ficam na dúvida na hora de escolher o profissional adequado para seu problema


A dor em região lombar ou lombalgia é o principal sintoma de procura por atendimento médico no mundoE a grande dificuldade é chegar a um diagnóstico. Isso acontece, entre outros fatores, por causa da anatomia da coluna, que por conta das inervações, nem sempre é possível saber o local exato da dor. 

Mas quando a dor da coluna ou nas articulações  – aguda ou crônica – acontece, qual é o especialista a ser consultado? É caso de ir a um ortopedista ou seria melhor um reumatologista? Essa dúvida é bem comum, pois ambas as especialidades atuam de forma próxima, algumas vezes até de maneira complementar, mas cada uma tem sua característica própria.
De acordo com a reumatologista Karine Luz, da Clínica Ultrarticular de São Paulo, quando a dor é causada por inflamação, o reumatologista é o mais indicado para tratar o problema. O ortopedista, por sua vez, trata dos problemas do aparelho locomotor.  “Realmente é difícil para o paciente distinguir qual profissional procurar. Mas se a dor ou inchaço aparecer após um trauma ou uma torção, o ideal é procurar um ortopedista. Caso os sintomas sejam crônicos e acompanhados de sinais inflamatórios como dor, vermelhidão, calor, e dificuldade de movimento, o reumatologista é o profissional mais adequado”afirma Dra. Karine.
Outra diferença entre ortopedista e reumatologista é que a ortopedia é uma especialidade cirúrgica que cuida de correções de problemas musculoesqueléticos mecânicos e traumas. “Já a reumatologia é uma especialidade clínica que utiliza tratamento com medicamentos e reabilitação física. Muitas doenças autoimunes são tratadas pelo reumatologista”, diz a especialista. “É importante realizar o diagnóstico correto o mais rápido possível para iniciar o tratamento apropriado, assim na presença de dor persistente nas articulações, na coluna ou alguns sinais como febre de causa não infeciosa é essencial agendar uma consulta com um reumatologista”, afirma ela.
Por fim, para acabar de vez com essas dúvidas, a Dra. Karine esclarece: “Se o problema for mecânico relacionado aos ossos (fraturas, luxações de menisco, de ligamentos ou outras relacionadas à prática de esportes), procure um ortopedista. Nós, reumatologistas, cuidamos dos problemas inflamatórios das articulações e tecidos que as cercam (ossos, músculos, tendões e ligamentos)", conclui.




Karine Luz - Médica responsável pela clínica Ultrarticular, São Paulo. Formada pela Universidade Católica de Pelotas, com especialização em Reumatologia na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), onde realizou mestrado e doutorado com estudos em infiltração em reumatologia e o uso do ultrassom na artritereumatóide. Possui cursos e treinamentos para o uso do ultrassom nas doenças reumatológicas em centros de referência internacionais: Universidade de Leeds (Inglaterra), Università Pollitecnica dele Marche (Itália) e Universidade de Barcelona (Espanha). Membro da Comissão de Imagem da Sociedade Brasileira de Reumatologia e do Grupo de Ultrassom do PANLAR (Pan American League of Associations for Rheumatology).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados