Pesquisar no Blog

quinta-feira, 18 de outubro de 2018

Dicas para mandar bem no ENEM


Não deixe nada para última hora, pois em caso de imprevistos você acabará deixando de cumprir o que já havia programado
O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) está chegando, e com ele muitas dúvidas sobre a escolha da profissão. Entretanto, antes de iniciar sua carreira você precisa ir bem na prova. E aí, já sabe o que fazer com um monte de assuntos para estudar? Que tal começar a maratona e parar de enrolação?

De acordo com a pedagoga e coordenadora do curso de Pedagogia da Universidade UNIVERITAS/UNG, Vanessa Angélica Patrício, dicas podem ajudar e aumentar as chances de bons resultados, porém em primeiro lugar é preciso ter predisposição, ou seja, estar preparado para aprender e disciplina para saber administrar bem o seu tempo. "Não podemos deixar para depois, afinal, estudar não precisa ser complicado, difícil ou chato" explica.

Lembre-se que você não está sozinho nesta etapa tão importante de sua vida, por isso, confira algumas dicas importantes para tornar seu estudo mais eficiente. Vamos lá!

É necessário que reserve um ou mais dias e horários, para dedicar-se aos estudos. Desta forma, você conseguirá cumprir seu roteiro de modo organizado, sem perder tempo. Que tal reservar no mínimo duas horinhas do seu dia? Outra dica é escolher um local adequado para o estudo, que tenha possibilidade de concentração, para manter o foco. Lugares barulhentos, televisores e celulares, não dá!

Durante o estudo, faça pausas breves sempre que se sentir cansado, dividir os conteúdos em partes menores e programe-se para realizar as revisões em até três dias antes da sua prova, desta forma, você ganha tempo caso seja submetido a algum imprevisto.


Dicas simples para ter mais facilidade em se organizar e gerir seu estudo com autonomia.

Leia os textos disponíveis;

Anote as principais ideias e dúvidas;

Mantenha o foco;

Realize as atividades propostas;

Comece e vá até o fim;

Pesquise informações que poderão ser úteis ao seu aprendizado;

Tente não procurar respostas prontas em sites de busca. Só quem perde é você;

Participe de discussão para sanar as dúvidas e interagir com professores e outros colegas;

Fique atento ao cronograma das provas;

Durma e descanse bastante antes da prova. As questões do ENEM contêm textos longos e, por isso, muita atenção na interpretação para dar a resposta. O mesmo vale para redação, é fundamental entender todo o contexto e aumentar suas chances de ir bem no exame;

Lembre-se que estudando hoje você terá sua recompensa depois. Exerça sua independência e organize seu próprio método de estudo: local, dia e horário na semana, e em que ritmo realizará seus estudos. O estabelecimento destes quesitos facilitará muito sua aprendizagem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados