Pesquisar este blog

quinta-feira, 11 de outubro de 2018

DIA DO PROFESSOR: MEDITAÇÃO COMO FERRAMENTA EM SALA DE AULA


Prática ajuda profissionais a lidar com jovens e crianças e tem conquistado cada vez mais adeptos nas escolas por meio do Projeto MindKids


Os professores têm buscado cada vez mais formas de melhorar o currículo e manter contínua aprimoração da função. 

Adaptando-se e conhecendo novas práticas e metodologias para contribuir no aumento da qualidade do ensino em sala de aula, os docentes procuram cada vez mais cursos complementares.

Na busca pelo desenvolvimento profissional, um dos cursos que tem se disseminado por meio do Projeto MindKids é o de meditação em sala de aula. "A prática auxilia os professores a conseguirem passar para os alunos técnicas que ajudam a lidar com situações de tensão cotidianas e amplia a capacidade de concentração e foco" enfatiza, Daniela Degani, idealizadora da MindKids

Ao desenvolver a prática, os professores experimentam a redução do estresse e melhoria na organização em sala de aula. Passando o conhecimento em mindfulness para os seus alunos os educadores conseguem uma resposta positiva em vários aspectos, criando um ambiente mais tranquilo e atrativos para os alunos.

Pesquisa feita pela Mindful School em Oakland na Califórnia com 780 alunos mostram que 83% dos professores notaram melhora no aumento da capacidade de foco dos alunos, 89% demonstram maior equilíbrio emocional e 79% constataram melhoria na participação dos alunos em aula.



A MindKids - projeto de meditação para crianças, adolescentes, pais e professores - mostra três benefícios trazidos pela meditação:


Melhora na atenção – Quem medita obtém melhora na atenção, o que também reflete em tarefas que exigem concentração, como a resolução de exercícios na escola ou de tarefas no dia a dia. 

Equilíbrio emocional – A prática da meditação ajuda a diminuir a impulsividade favorecendo respostas pensadas.

Mais calma – A meditação também reduz o sentimento de estresse e ajuda a lidar com a ansiedade e desconfortos causados por situações sociais estressantes, ocorram elas no ambiente escolar ou familiar.

Dica para começar a meditar:
Para introduzir o tema em sala de aula, existem muitas formas, com atividades lúdicas e muito atrativas para incentivar crianças de várias idades. Escolher um momento para propor instantes de quietude, acompanhar a respiração e estar mais presente traz mais concentração e faz com que os alunos encontrem mais harmonia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados