Pesquisar no Blog

sábado, 13 de outubro de 2018

Dermatologista dá dica de esfoliação caseira para cravos e espinhas nas costas


Fatores hormonais, hábitos alimentares, exposição ao sol e até mesmo à poluição podem contribuir para inflamações nessa região; A especialista Renata Sitonio dá dicas de como prevenir e tratar


Algumas pessoas sofrem com a proliferação de cravos e espinhas nas costas. Apesar de não ser uma região muito exposta, se não tratados eles podem evoluir e até causar infecções ou deixar cicatrizes difíceis de eliminar.

A dermatologista Renata Sitonio, da Clínica Sitonio, afirma que cravos e espinhas nessas regiões são muito comuns na adolescência, durante o período menstrual e até mesmo na gravidez, por conta das alterações hormonais, características dessas fases.

Há ainda muitos outros fatores que podem contribuir, como o uso de cosméticos oleosos e o consumo excessivo de doces e alimentos com alto índice glicêmico. “Pessoas com tendência a acne devem evitar massas de farinha branca, pão branco, batata (a não ser a doce), bolos, sorvetes e doces”, explica a dermatologista.

E não para por aí! Até mesmo a poluição e dormir mal também podem influenciar: “As partículas de poluição pioram a qualidade do sebo da pele e pioram a inflamação e a falta de sono levam a um quadro de estresse crônico”.

De acordo com a Renata Sitonio, evitar a exposição é algo que deve ser incluído nos cuidados com a pele acneica. “É um mito se pensar que o sol seca as espinhas. Na verdade, existe uma entidade chamada acne solar. Pela exposição aos raios UV, ocorre maior formação de sebo e diminuição das defesas da pele, levando à formação da acne”.


Tratamento

A dermatologista orienta: “Os tratamentos podem ser feitos com o uso de higienizadores específicos, cremes e géis para controle da inflamação da oleosidade e, se não houver controle satisfatório, com medicações por via oral. A limpeza da pele ajuda a remover os cravos mais difíceis e hidratar a pele e deve ser associada ao tratamento domiciliar. Sua frequência depende da velocidade de formação dos cravos que varia de pessoa para pessoa”.

A esfoliação ajuda nesse processo, pois removem as impurezas mais profundas dos poros. Para isso, confira uma receita de esfoliante natural e caseiro:

1-      Em um recipiente, misture abacate (que tem antioxidantes como vitamina A e E) com açúcar demerara (que é mais difícil de dissolver).

2-      Aplique a mistura nas costas e faça a esfoliação delicadamente, para não agredir a pele.

3-      Em seguida, lave a região com o sabonete prescrito pelo dermatologista.

4-      Repita o processo 2 vezes por semana.




Renata Sitonio - Médica dermatologista chefe da Clínica Sitonio, em São Paulo, e médica colaboradora no ambulatório de cosmiatria do Hospital do Servidor Público Municipal. Graduada pela Universidade Federal da Paraíba, Título de Especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, Especialista em Dermatologia no Conselho Federal de Medicina e Associação Médica Brasileira, Membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia - SBD - e regional de São Paulo e Coautora do livro IPCA sobre técnicas cirúrgicas com agulhas. Mais informações: www.clinicasitonio.com.br.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados