Pesquisar no Blog

quarta-feira, 17 de outubro de 2018

Como você se automotiva?



Criatividade para motivar


Um famoso general havia conquistado, com as suas tropas, uma extensa região da Ásia Central. Seus soldados estavam agora exaustos e saudosos do lar, mas o general desejava prosseguir e capturar uma grande cidade a poucos quilômetros dali, defendida por um exército cinco vezes maior do que o seu. Ele tinha certeza de que poderiam vencer, mas seus homens estavam relutantes.

O general convocou-os, então, e juntos erigiram um altar, no qual rezaram pedindo inspiração aos deuses. No final da cerimônia, o general tomou uma grande moeda de ouro e disse que iria lançá-la ao ar para ver o que os deuses determinariam. Se caísse com a cara para cima, seria sinal de que os soldados obteriam uma vitória estrondosa. Ao contrário, desistiriam e voltariam para casa.

A moeda caiu com a cara para cima e, inspirados pelos deuses, os soldados avançaram e conquistaram com facilidade a cidade. Após a batalha, um dos soldados comentou com o general:

- Quando temos certeza de que os deuses estão conosco, nada pode alterar nosso destino!

O general concordou com uma risada e mostrou ao soldado a moeda, que tinha cara em ambas as faces.

Adaptado do livro "Histórias da Alma, Histórias do Coração" (Feldman C, Kornfield J)



O que é motivação?

Motivação é o motivo para a ação. É o fator determinante que muda seu estado inerte para um estado executivo. É a mudança que será gerada em sua vida e na de outras pessoas.

Não existe pílula milagrosa nem palestrante mágico que consiga TE motivar. Em minhas palestras, falo sobre automotivação, sobre formas de VOCÊ encontrar razões para tirar a bunda da cadeira e fazer acontecer. Dizer simplesmente "você é capaz" não tem nenhum efeito se a pessoa não tiver um motivo pessoal e intransferível para acreditar que aquela ação gerará um impacto positivo em sua vida.

E tais motivos podem ser tangíveis ou intangíveis. Reais ou folclóricos. Ateístas ou cheios de fé. Até da mentira se tiram bons motivos para acreditar - laboratórios farmacêuticos comprovam isso com o uso de placebos nas pesquisas (e generais de lendas metafóricas na coluna de um tal de Marcio Zeppelini também costumam trapacear as moedas...)

A verdade é que, para que algo aconteça, você deve ACREDITAR. Ter a certeza de que o seu suor te trará seu sonho e que seu sonho é legitimamente impactante em seu desenvolvimento pessoal. 

Então... me conte: o que faz você mover montanhas?

Um abraço cheio de automotivação e, em especial, ATITUDE!





Marcio Zeppelini



"seu sonho é legitimamente impactante em seu desenvolvimento pessoal" (MZ)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados