Pesquisar no Blog

terça-feira, 9 de outubro de 2018

Como manter a cabeça fria meses antes do ENEM e dos principais vestibulares do país


A pressão aumenta conforme o período de provas se aproxima, por isso o Professor Rubão, coordenador do Vetor Vestibulares dá a dica para o estudante não se estressar e pôr tudo a perder pelo nervosismo


O ENEM vai ser realizado no início de novembro e a grande maioria dos vestibulares ocorre logo em seguida, ou seja, falta tempo para que os alunos dos cursinhos de todo país ponham à prova o que estudaram durante todo o ano.

Com isso em mente, o Professor Rubão, Coordenador do Curso Vetor, usou seus anos de conhecimento e experiência com cursinhos para preparar uma lista de cinco dicas práticas que os estudantes podem usar para aproveitar ao máximo estes últimos momentos pré-vestibular. Confira:

  1. Não pense apenas em estudar
Por incrível que pareça, a dica de ouro é se dedicar a outras atividades. "O Curso Vetor tem como foco o vestibular de medicina, que é um dos mais concorridos da Brasil. Apesar da concorrência, meu principal conselho é que os alunos evitem estudar demasiadamente porque um cérebro cansado não tem capacidade de absorver conhecimento. Por isso, arranje tempo para estar com amigos e família, pratique esportes, vá ao cinema, o que preferir, sem culpa", aconselha o Professor Rubão.

  1. Resolva provas anteriores
Depois de meses estudando com disciplina, as competências já foram adquiridas, por isso o ideal para ganhar confiança é resolver questões de provas anteriores. "Isso vale principalmente para o ENEM, que tem um peso muito maior hoje em dia do que anos atrás. As questões variam, mas o formato é parecido, portanto, é bacana se familiarizar com a prova", diz o especialista.

  1. Tire dúvidas
Em vez de se preocupar em revisar todo o conteúdo de diversas disciplinas, o aluno pode buscar a resolução das dúvidas das matérias de cada uma das quais teve mais dificuldade. "A verdade é que não há como saber o que vai cair na prova", diz Rubão. Ele explica que a cada ano há uma tendência em relação ao conteúdo das perguntas, por isso quanto mais bem preparado os estudantes estiverem, mais chances eles têm.

  1. Leia "o jornal"
Ninguém quer que uma geração tão conectada quanto a Z vá à banca e compre o jornal todos os dias, mas há formas de se manter bem informado pela internet que fazem total diferença durante as provas. "Principalmente a redação vai exigir um bom repertório, seja de conhecimento geral, seja de vocabulário, e isso só se adquire lendo". Uma boa estratégia é baixar um aplicativo de um grande portal e ir conferindo as notícias conforme o celular alerta.

  1. Durma bem
Para Rubão, é fundamental que o aluno não passe noites em claro estudando. Dormir bem reduz o estresse porque durante o sono o corpo diminui a produção de cortisol e adrenalina, estimula o raciocínio, ativa a memória e melhora o humor.

Embora as provas estejam próximas, o Curso Vetor ainda está recebendo matrículas para as revisões especiais para o Enem e demais vestibulares. Para saber mais, acesse o site www.sistemavetor.com.br. Todos os alunos do Vetor também recebem orientação de estudos individual, semanalmente. A coordenação monta a rotina de estudo de acordo com o desempenho nos simulados. Dessa forma, os vestibulandos têm a rotina de estudos semanal planificada, o que aumenta o rendimento.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados