Pesquisar no Blog

terça-feira, 30 de outubro de 2018

A tecnologia é quem dita as regras na Contabilidade e no mundo


Estamos no fim de 2018, daqui a menos de sessenta dias entraremos em 2019... E nos pomos a refletir como o mundo está mudando tão rápido e transformando a maneira de ser, viver e trabalhar com uma velocidade assustadora. 

Sem dúvida, a principal causa de toda essa transformação é a tecnologia, a qual nos impacta direta e diariamente, através do nosso próprio comportamento: há menos de 50 anos, uma minoria possuía telefone fixo e o telegrama era a forma mais rápida de comunicação com o exterior, sendo, no entanto, bastante caro o seu envio. 

Dos anos 1960 para 2018, o WhatsApp, lançado oficialmente em janeiro de 2010, veio para mudar a maneira como as pessoas se comunicam. Quem se lembra dos SMSs, que começaram a perder espaço para o aplicativo gratuito criado para oferecer um serviço de troca de mensagens, fotos e áudios em tempo real. É a comunicação rápida, barata e precisa falando mais alto. 

Fato é que as tecnologias avançaram, além das nossas rotinas, e mudaram a forma como muitos negócios funcionam. A boa notícia é que as novidades tecnológicas estão alterando a vida das pessoas e dos profissionais, inclusive no mercado contábil. Isso faz com que as empresas careçam de informações cada vez mais ininterruptas, e a matéria-prima dessa nova era que estamos vivendo são os dados. 

Vejamos por exemplo um gestor. Para que essa pessoa tome decisões certas e confiáveis é preciso que ela esteja amparada por fontes e indicativos seguros e válidos.

Pois bem, diante dessa nova realidade, a Contabilidade assume novos contornos e importâncias, pois é uma área vital para as empresas, os governos e o terceiro setor, já que ela trabalha diretamente com dinheiro, patrimônio e documentos. Sendo assim, faz parte do dia a dia de um Contador munir seu cliente com as informações imprescindíveis para que ele faça a melhor administração de seus ativos. 

Mesmo porque a tecnologia na Contabilidade oferece, para seus usuários, uma série de vantagens, como, por exemplo, os avançados softwares, os quais auxiliam a aperfeiçoar o trabalho do Contador e a aumentar a sua produtividade; a folha de pagamento, que agora é gerada por ferramentas que minimizam qualquer tipo de erro ou equívoco; e a elaboração de relatórios contábeis e cálculo de impostos, que estão bem modernizados se forem comparado com anos atrás.

Portanto, não dá para ignorar a tecnologia e sua evolução quase que diária. Paralelamente devemos enfatizar que as responsabilidades do Contador não mudaram, muito pelo contrário: elas só avançam. E para conseguir acompanhar e se manter nesse "avanço" é fundamental que os Profissionais Contábeis busquem sempre novas possibilidades de aperfeiçoamento e atualização, sob pena de serem engolidos pela tecnologia!

Nós, do Sindicato dos Contabilistas e São Paulo estamos bem cientes dessa realidade, motivados e aparelhados para fornecer conhecimentos, orientações e condições do Profissional Contábil evoluir e estar plenamente engajado à nova ordem mundial, na qual a tecnologia é quem dita as regras.






Antonio Eugenio Cecchinato - presidente do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo - Sindcont-SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados