Pesquisar no Blog

domingo, 14 de outubro de 2018

A força da palavra


A força da palavra explica o vigor da peça ‘Um Panorama Visto da Ponte’. Escrita em 1955 e reescrita em 1956 pelo norte-americano Arthur Miller (1915-2005), está sendo encenada no Teatro Raul Cortez – Fecomércio, em São Paulo, SP, seguida de bate-papo entre elenco e plateia até 25 de novembro.

Com direção de Zé Henrique de Paula e atuações de Rodrigo Lombardi, como o trabalhador das docas Eddie, e Sérgio Mamberti, como o advogado Alfieri, a peça trata de assuntos de grande atualidade, como preconceitos contra imigrantes e contra qualquer tipo de diferença, seja ela de gênero ou ideologia.

Os conflitos são os mais variados e se consolidam pela força como o dramaturgo trabalha a questão da palavra. Por um lado, Eddie te uma paixão mal resolvida pela sua sobrinha adolescente que viu crescer; o que o afasta da esposa, que insistiu para que a família abrigasse imigrantes italianos que entraram ilegalmente no país.

Por sua vez, um desses imigrantes tem um comportamento que foge do padrão da época de masculinidade, pois gosta de cantar, de cozinhar e sabe costurar, uma combinação que coloca em xeque perante os estivadores a sua masculinidade. O texto sustenta essa narrativa em que não há vencedores, mas apenas derrotados pelas marcas da dor em suas mais variadas manifestações.





Oscar D’Ambrosio - mestre em Artes Visuais e doutor em Educação, Arte e História da Cultura, é Gerente de Comunicação e Marketing da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados