Pesquisar no Blog

quarta-feira, 31 de outubro de 2018

5 DICAS PARA APRENDER FÍSICA SEM SOFRIMENTO

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que acontece nos dias 4 e 11 de novembro já está chegando e uma das disciplinas mais temidas pelos participantes é a Física. Mas, não se desespere! Confira 5 dicas preciosas da professora Rita Juste, do Colégio Franciscano Imaculada Conceição (Governador Valadares/MG) para você se dar bem na prova:

ELABORE MAPAS CONCEITUAIS DOS CONTEÚDOS ESTUDADOS!

Reserve um tempo do seu dia para montar um planejamento de estudos. Neste planejamento, dívida para os dias da semana os assuntos que você tenha mais dúvida. Uma das estratégias assertivas é a elaboração de mapas mentais com palavras-chaves, símbolos, desenhos e cores.


FOQUE NOS CONTEÚDOS QUE CAEM COM FREQUÊNCIA!

No ENEM, algumas áreas de conhecimento em Física se tornaram muito comuns, como: mecânicaondasenergias e suas transformaçõeseletricidade e termologia. Estas matérias devem receber atenção especial no seu cronograma de estudos, ok?

APRENDA A FAZER LEITURA DE GRÁFICOS, TABELAS E DIAGRAMAS!

Estes tipos de representações visuais são fundamentais para a interpretação da prova. Invista em material didático completo com vídeos, imagens, exercícios de interpretação e exemplos que vão deixar o seu ‘olhar afiado’ para o dia do exame.


RESOLVA AS PROVAS ANTERIORES!

Separe um tempo nos seus estudos para realizar simulados, usando as provas das edições anteriores, que você encontra no portal do INEP (http://portal.inep.gov.br/provas-e-gabaritos). Cronometre seu tempo e se concentre! Depois, não se esqueça de conferir suas respostas nos gabaritos que também estão disponíveis no portal.


MEMORIZE AS FÓRMULAS PRINCIPAIS!

Todas aquelas letras e símbolos nas fórmulas dão até um nó na cabeça, não é mesmo? Mas, calma! Tente criar frases que ajudam a lembrar as fórmulas na hora da prova. Separe uma folha para anotar todas as fórmulas e suas funções e o mais importante, entenda como aplicar cada uma!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados