Pesquisar no Blog

segunda-feira, 20 de agosto de 2018

Medicamentos isentos de prescrição geram economia anual de R$ 364 milhões para o SUS


MIPs aliviam sintomas de doenças, mas devem ser usados somente com orientação


Vendidos sem a apresentação de receita, os medicamentos isentos de prescrição (MIP) podem ser muito úteis na hora de diminuir os desconfortos causados por febre, dores de cabeça, dores musculares e enjoos. Sua capacidade de combater os sintomas iniciais de muitas doenças sem a necessidade de recorrer a um hospital representam uma economia anual de R$ 364 milhões por ano no Sistema de Saúde Único (SUS), segundo pesquisa realizada pela Fundação Instituto de Administração (FIA) em 2017.

Apesar de seus benefícios, tais medicamentos não estão livres de efeitos colaterais e devem ser usados com critério, sempre seguindo a orientação de um farmacêutico ou médico. Adriano Ribeiro, farmacêutico da rede de farmácias Extrafarma, fala sobre os medicamentos isentos de prescrição de uso mais comum e em quais casos costumam ser usados. 


Analgésicos e antiinflamatórios

Os analgésicos comuns são usados para eliminar dores leves ou moderadas, como uma dor de cabeça eventual. Já os anti-inflamatórios são usados para dores causadas por inflamações, como dor nas costas ou muscular. 


Antitérmicos

Usados para combater a febre, os antitérmicos inibem a ação da enzima responsável pelo aumento da temperatura corporal, aliviando a sensação de mal-estar provocado por esse sintoma, muito comum em casos de gripe ou resfriado.  Alguns desses medicamentos também agem como analgésico ou anti-inflamatório.

“Os antitérmicos evitam que a temperatura do corpo suba além do normal, o que representa um risco para o organismo. Após tomar os cuidados iniciais é importante consultar um médico, para que a causa da febre seja identificada e combatida”, recomenda Adriano.


Descongestionante nasal

São usados em casos de obstrução das vias aéreas, causada por doenças como rinite e sinusite e, também, por reações alérgicas, gripes e resfriados. Suas substâncias vasoconstritoras atuam para diminuir o fluxo sanguíneo na região nasal, reduzindo o inchaço e a produção de muco, que prejudicam a respiração. 


Antiácido - Sal de frutas

Usados em casos de azia e má digestão, os antiácidos, também conhecidos como sal de frutas, ajudam a diminuir o nível de acidez no estômago, aliviando a sensação de queimação. São indicados para casos esporádicos de mal-estar e não devem ser usados quando a azia e a queimação forem queixas frequentes, pois podem mascarar a ocorrência de uma doença crônica.

“Os medicamentos isentos de prescrição não estão livres de efeitos colaterais, por isso devem ser usados com critério, sempre seguindo a orientação de um farmacêutico ou médico”, afirma Adriano.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados