Pesquisar no Blog

segunda-feira, 20 de agosto de 2018

Doenças oculares tem maior incidência em mulheres


Alterações hormonais podem comprometer a visão no gênero feminino


Doenças oculares como degeneração macular (por idade), retinopatia diabética, olho seco e catarata têm maior incidência no gênero feminino. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), duas em cada três pessoas afetadas pela cegueira no mundo são mulheres. As causas dessas doenças vão desde a predisposição genética, hormonal e imunológica até o fato das mulheres viverem mais do que os homens, passando por questões sociais e ambientais.

Uma das principais causas de doenças oculares nas mulheres é a menopausa, isso se deve pelas intensas mudanças hormonais. "Além dos sintomas comuns como insônia, mudanças de humor e ondas de calor, a mulher pode se queixar, ainda, de problemas oculares como a síndrome do olho seco, sensibilidade à luz e coceira nos olhos e instabilidade da visão. Catarata e glaucoma podem ser desenvolvidos nessa fase", explica oftalmologista e Professor da USP, Dr. Rony Preti, fundador do Preti Eye Institute.

Gestantes também podem ter a visão prejudicada devido às alterações hormonais, apresentando olho seco, visão embaçada, sensibilidade à luz e coceira nos olhos. Indícios da pré-eclâmpsia, hipertensão arterial específica da gestação, podem ser identificados por meio de sintomas oculares. "Pacientes com esse diagnóstico podem apresentar até perda de visão temporária por descolamento de retina, sensibilidade à luz e visão embaçada por mudança do grau dos óculos. Caso a gestante apresente esses sintomas, é necessário procurar imediatamente atendimento médico", alerta.

Caso a gestante seja diabética, a visão, também pode ser comprometida, apresentando problemas de nitidez e foco. Além disto, se a paciente já tiver um machucado no olho pelo diabetes, que é chamado de retinopatia diabética, a doença pode progredir rapidamente levando ao descolamento de retina ou sangramento dentro do olho causando assim, a cegueira. "A taxa elevada de açúcar no sangue, no caso de pacientes diabéticas, pode danificar os vasos sanguíneos que alimentam a retina", explica o especialista.

Doença ocular comum em pacientes acima de 60 anos, a degeneração macular também tem maior incidência entre as mulheres, afetando tanto a visão de longe quanto de perto, o que pode causar a perda gradual da visão central. "Entre as causas da doença estão a idade, o tabagismo e, também hereditariedade", finaliza o especialista.






Preti Eye Institute
www.pretieyeinstitute.com.br




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados