Pesquisar no Blog

quarta-feira, 15 de agosto de 2018

Dia da gestante e os cuidados com a pele das mamas

Dra. Sabrina Talarico alerta para o uso de receitas caseiras na região dos seios



Crédito: Pexels


Dia 15 de agosto é comemorado o Dia da Gestante, uma data que representa uma mistura de emoções e cuidados para quem aguarda a chegada do bebê. Entretanto, há disponíveis, principalmente na internet, muitas receitas caseiras de como preparar as mamas para a amamentação e, algumas podem até ter um fundamento científico, apesar de não haver comprovações científicas, mas outras são arriscadas e potencialmente lesivas.

A Dra. Sabrina Talarico, da clínica Talarico Dermatologia, esclarece alguns cuidados que devem ser tomados. “Uma recomendação bastante frequente é a de evitar o uso de hidratantes na região dos mamilos durante a gestação porque pode deixar a pele mais delicada e macia, além disso os mamilos produzem uma lubrificação natural”, explica.

Outra orientação comum é a de expor as mamas ao sol. “O sol pode aumentar a resistência dos mamilos, mas vale aqui a ressalva: muito cuidado. Essa região, por não ser habitualmente exposta, é bastante sensível. O recomendado é que o banho de sol seja de apenas 10 minutos diários antes das 10:00 ou após às 16:00, se isto não for seguido há risco de trocar o benefício por uma queimadura”, alerta a dermatologista.

Alguns especialistas recomendam o uso de bucha vegetal ou que se faça atrito com a toalha na região, embora isso possa ajudar a deixar a pele dos mamilos mais espessa. “O risco de machucar os mamilos e aréolas é grande, além disso poder prejudicar a lubrificação natural das mamas. Se você optar por usar esta técnica tenha muito cuidado e o faça de maneira delicada”, explica Sabrina.

Já a prática de exercícios específicos para os mamilos geralmente é orientada pelo médico para pacientes que tenham o mamilo plano ou invertido, portanto não é indicado para todas as pacientes. Se for o caso, é fundamental seguir as orientações do médico.

Após o nascimento, é dado o início à amamentação. A causa principal de rachaduras e ferimentos é, sem dúvida, o erro na pega da mamada, porque a boca do bebê deve sugar toda a aréola e não apenas o mamilo. Se houver o aparecimento de rachaduras, o médico pode indicar cremes hidratantes/cicatrizantes à base de óleo de lanolina que podem ser usados no local.

Outra manobra eficaz é a de passar o próprio leite sobre a mama. “Isso ajuda na cicatrização e hidratação natural”, indica Sabrina. A dermatologista faz um alerta ao uso de receitas naturais na região com alimentos. “O uso de limão e/ou cascas de frutas nas rachaduras não só não trará melhora como pode agravar e muito o quadro podendo gerar até queimaduras químicas”, finaliza a doutora.






Dra. Sabrina Talarico - Graduada pela Faculdade de Medicina da Universidade de Santo Amaro no ano de 2004. Seguiu a Residência de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da Universidade de Santo Amaro no ano de 2005 e posteriormente a Residência de Dermatologia do Hospital Celso Pierro da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, no período de 2006-2008. Desempenha função de médica colaboradora na Unidade de Cosmiatria, Cirurgia e Oncologia do Departamento de Dermatologia da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo, como preceptora dos residentes do Departamento de Dermatologia no Setor de Dermatologia.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados