Pesquisar no Blog

quinta-feira, 16 de agosto de 2018

21 a 28 de agosto, Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla: Instituto Gabi aproveita a data para refletir e lutar pela continuidade de sua missão


Na ocasião, Gabi iniciará, também, as comemorações do 18º ano de atuação em prol da pessoa com deficiência e suas famílias


Entre os dias 21 a 28 de agosto acontece, no Brasil, a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla – instituída pela Lei 13.585 de 26 de dezembro de 2017. O objetivo é abrir debates e colocar a sociedade em reflexão no dever da igualdade para inclusão.

No Instituto Gabi, esta é uma pauta recorrente desde o começo de suas atividades, em 2001. Fundado pelo casal Francisco e Iracema Sogari, tem como meta atender, orientar e encaminhar pessoas com deficiência e suas famílias. “Entraremos na maioridade com sério risco de encerrar nossas atividades”, lamenta Francisco Sogari. “Desde abril deste ano, a luta tem sido diária para seguir atendendo nossas crianças, adolescentes e jovens”. 

Dois anos após a fundação, em 2003, um convênio com a Prefeitura de São Paulo fez nascer o Núcleo de Apoio à Inclusão Social para Pessoas Com Deficiência (NAISP II e III). Diariamente, 68 crianças, adolescentes e jovens com deficiência recebem atendimento e as mães participam de atividades, com destaque para a oficina de artesanato, que contribui para a geração de renda e no resgate da autoestima.

Mas, no dia 30 de abril deste ano, o convênio chegou ao fim e as atividades foram encerradas. As famílias, convictas de que não seria nada fácil encontrar atendimento de qualidade semelhante, especialmente para os jovens adultos, começaram a se mobilizar, com o apoio da família fundadora, do Ministério Público e da deputada federal Luiza Erundina. As articulações resultaram na continuidade das atividades por um período emergencial de até seis meses. Paralelamente, o Gabi participa de um Edital de Chamamento Público para continuar por mais cinco anos. 


Maioridade – Para o Gabi seguir com sua missão, que completará 18 anos em fevereiro de 2019, há muitos desafios. O maior deles passa pela sustentabilidade do projeto. A entidade segue aproveitando todas as oportunidades para divulgar seu trabalho e, assim, obter mais apoio. “Mantemos um setor de captação de recursos e oferecemos formas de apoio que se adequam às estratégias das empresas, seja via leis de incentivos ou outras formas de ajuda”, explica Francisco Sogari.

Para ele, o Gabi trilhou um longo caminho de amadurecimento e consolidação, chegando à idade adulta com um movimento sólido de inclusão social da pessoa com deficiência. “Foram muitas conquistas – entre elas a estruturação da Sede Multidisciplinar, um espaço próprio para a complementação do serviço, além de ser um polo de captação com o Bazar de Oportunidades”, ilustra. “Vale lembrar que conquistamos o reconhecimento das famílias atendidas, da sociedade civil, do poder público e da imprensa. Prova disto foi o Prêmio de Relevância Social, conferido pela Câmara dos Deputados. Queremos nos firmar como um Centro de Referência no atendimento da Pessoa com Deficiência, mas ainda há muito a ser feito”, diz.  

Fazem parte da programação para celebrar os 18 anos do Instituto Gabi o lançamento do selo comemorativo, a publicação de um livro com a história da entidade, Desfile Cívico, Semana Cultural e o Encontro da Rede de Comunicadores Amigos do Gabi, entre outras ações. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados