Pesquisar no Blog

segunda-feira, 16 de julho de 2018

Veja por onde começar na hora de procurar um MBA no exterior


CEO do The MBA Tour, Peter Loesecke detalha procedimentos para quem está em busca de qualificação global 


Cursar um MBA fora do país pode trazer inúmeros benefícios profissionais e pessoais. Morar e estudar no exterior faz com que a pessoa tenha uma nova forma de entender sua própria cultura, nacionalidade e valores. A análise é de Peter von Loesecke, idealizador e CEO do The MBA Tour, evento que, em agosto, trará para o Brasil algumas das mais renomadas universidades internacionais, como Columbia University, IESE, Carnegie Mellon University e UCLA (University Of California Los Angeles).

"É uma forma de adquirir independência e autoconfiança no processo de se familiarizar e aprender a viver bem em uma cultura diferente", enfatiza o executivo, que vê no MBA no exterior uma boa oportunidade para o profissional evoluir como líder: "Já que estilos de liderança variam muito de acordo com as nacionalidades, fazendo um MBA no exterior você vai aprender a trabalhar com diferentes tipos de líderes e conhecer suas particularidades".

Para ajudar querem cursar um MBA no exterior, mas ainda não sabem por onde começar, Peter von Loesecke elaborou um passo a passo com 8 dicas fundamentais. Confira:


1. Planejamento inicial

O primeiro passo é decidir se você realmente quer fazer um MBA e por qual motivo. O investimento é alto e você precisa ter certeza de que está indo atrás dessa graduação pelas razões certas. Por isso é importante entender exatamente o que você busca: Uma mudança de carreira? Evolução dentro da sua área? Expansão da sua rede de contatos?

Depois, você deve escolhe o tipo de MBA que quer cursar – um ano ou dois? Integral ou meio período? Online ou presencial? Tudo isso vai depender da sua flexibilidade e momento na carreira – é muito importante escolher um formato ao qual você possa se dedicar, levando em conta tempo hábil disponível, possibilidade de sair do seu país e orçamento. 


2. Localização do programa

Selecione também o local mais apropriado para o programa que procura. Você pode escolher um MBA no exterior, em sua própria cidade ou em outra cidade dentro do seu país. Ao tomar essa decisão você deve considerar a rede de contatos que vai se formar dependendo do lugar escolhido e da relevância desse networking para seus objetivos profissionais. Se você busca uma vaga no exterior ou quer investir em empreitadas multinacionais, talvez um MBA fora do país seja a melhor escolha. Se seus objetivos forem mais locais ou você não puder sair do seu país por algum motivo, limite sua busca a instituições regionais.


3. Pesquisa completa

Outra parte importante do processo é pesquisar bastante! Leia sobre os cursos, visite os campi, converse com ex-alunos e com os representantes de admissões das universidades. Colete o máximo de informações possível e aproveite o The MBA Tour para se apresentar a equipes de admissão estrangeiras, uma parte importante do processo que de outra forma exigiria uma viagem ao exterior. 


4. Exames de admissão

Estude e preste o GMAT ou o GRE (provas de admissão requeridas para cursos de pós-graduação e MBA no mundo todo). Para isso, faça um simulado diagnóstico para saber qual é o seu nível e, assim, poder traçar uma estratégia de estudo. Em geral, são necessários seis meses de preparação. Há muito material preparatório nos sites do GMAT e do GRE. Se necessário, procure ajuda especializada.


5. Prestando o MBA

Os programas de MBA valorizam muito as cartas de apresentação e as dissertações, a pontuação no GMAT/GRE, o currículo e as cartas de recomendação. Destaque suas conquistas, habilidades de liderança e atividades extracurriculares – os programas querem ver engajamento fora do ambiente profissional também.


6. Entrevista

Uma vez que você for chamado para uma entrevista, certifique-se de estar bem preparado para o grande dia. Essa é sua chance de causar uma ótima impressão! Muitas vezes, os candidatos de MBA não dão a devida importância à inteligência relacional. Uma das partes mais importantes do processo é a entrevista com os diretores de admissão, onde o candidato deve demonstrar boa capacidade de comunicação (ao falar e também ao escutar).

Contar sua história do jeito certo é algo que pode te destacar em meio à concorrência – explique claramente porquê deseja cursar o MBA e como isso pode te ajudar na sua carreira. Não se esqueça de demonstrar o que você pode agregar à instituição, lembrando que se trata de uma via de duas mãos!


7. Filtre suas opções

Ao receber suas aprovações, faça listas de prós e contras, visite as instituições e converse com pessoas já formadas no programa para escolher o curso ideal.


8. Matricule-se na instituição dos seus sonhos!

O perfil ideal para ser recrutado é uma combinação de traços de personalidade, habilidades e pontuações. Os diretores de admissão procuram candidatos que demonstram capacidade de liderança dentro e fora do ambiente de trabalho. Isso pode ser demonstrado por meio de cargos de gerência, trabalhos de voluntariado ou iniciativas implementadas por você. As instituições querem saber se você tem algo positivo a acrescentar às comunidades às quais pertencem. 

Se optar por um MBA no exterior, não perca a chance de participar do The MBA Tour, que acontece no Rio de Janeiro no dia 2 de agosto e em São Paulo, no dia 4.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados