Pesquisar no Blog

segunda-feira, 16 de julho de 2018

Sem tratamento adequado, glaucoma pode levar à cegueira, alerta oftalmologista do Hospital Villa-Lobos


Doença que mais causa cegueira do mundo atinge um milhão de brasileiros


Mesmo acometendo mais de 1 milhão de pessoas no país, o glaucoma ainda é desconhecido por muitos brasileiros. Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), é a maior causa de cegueira irreversível no mundo. O Glaucoma é uma doença caracterizada pelo aumento da pressão intraocular, que pode comprimir o nervo óptico e levar à perda de células nervosas e, consequentemente, a visão. A doença geralmente afeta pessoas com mais de 40 anos de idade, porém existem variantes que podem acometer até recém-nascidos.

A enorme maioria dos casos envolve o Glaucoma de Ângulo Aberto. Existe, também, o Glaucoma de Ângulo Fechado, o Glaucoma de Pressão Normal e o Glaucoma Congênito, entre outros. A doença não apresenta sintomas e, também não tem sua causa definida pelos médicos, mas alguns especialistas já sabem que há uma relação com hereditariedade na doença.

Os fatores de risco são a miopia de grau elevado, o histórico familiar, entre outros. “Mesmo que você não se encaixe nos grupos de risco, é importante manter sempre a agenda de consulta de rotinas e exames atualizadas para um possível diagnóstico precoce da doença”, alerta o dr. Henock Borges Altoé, oftalmologista do Hospital Villa-Lobos, da Rede D’Or São Luiz.

O Glaucoma de Ângulo Aberto é uma doença silenciosa, evoluindo até para cegueira se não diagnosticado a tempo. O diagnóstico é feito com o exame médico e a solicitação de exames específicos quando indicados. O tratamento é sempre individualizado, ou seja, varia de acordo com cada paciente. Mas no senso comum são indicados colírios, medicamentos e cirurgia, em alguns casos.

Ainda não é possível prevenir o glaucoma, mas reduzir os danos e a perda visual nas pessoas diagnosticadas por meio de consultas periódicas, medicamentos e acompanhamento médico. Mas, em alguns casos, mesmo com tratamento, a doença apresenta complicações, que envolvem a perda de campo visual progressiva, podendo chegar a cegueira total.






Hospital São Luiz
Blog do São Luiz com a Saúde: http://blog.saoluiz.com.br/
Facebook: https://www.facebook.com/HospitalSaoLuiz
Twitter: twitter.com/@hospsaoluiz


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados