Pesquisar no Blog

segunda-feira, 9 de julho de 2018

Saúde ocular: a realidade que pais e educadores precisam conhecer


 Muitas doenças oculares poderiam ser prevenidas ou tratadas evitando cegueira (Bebel Ritzmann)

Cerca de 30 mil crianças no país estão cegas ou com baixa visão por falta de ações preventivas; antecedendo ações do Dia Mundial da Saúde Ocular, em 10 de julho, oftalmologistas fizeram exames gratuitos e doação de óculos para alunos da rede estadual de ensino

Doenças oculares que poderiam ser prevenidas ou tratadas nos primeiros anos de vida são responsáveis por deixar 30 mil crianças cegas ou com baixa visão no Brasil. É o que revela levantamento do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) e chama à reflexão, neste dia 10 de julho, Dia Mundial da Saúde Ocular. Retinopatia da prematuridade, glaucoma congênito, atrofia ótica, catarata e toxoplasmose são algumas das causas de cegueira e baixa visão moderada e grave infantil no país, e que poderiam ser evitadas.

Reverter esse quadro requer cuidado multidisciplinar, desde antes do nascimento até os primeiros anos de vida do bebê. “A avaliação oftalmológica inicia logo nos primeiros dias de nascimento com o ‘teste do olhinho’ e segue com acompanhamento semestral até os 2 anos, e a partir daí anualmente”, afirma a oftalmologista Tania Schaefer.

Segundo a especialista, perceber alteração de visão em crianças em fase pré-escolar não é tarefa fácil e muitos problemas visuais podem passar despercebidos pelos pais. “O importante é torná-los cientes de que a criança não nasce sabendo enxergar, ela  vai aprendendo a enxergar”, afirma a dra. Tania Schaefer. Ela explica que, cerca de 90% da visão se desenvolve até os 2 anos de vida e o restante ocorre até os 6-7 anos. O cérebro necessita de um estímulo visual perfeito para que o olho da criança aprenda a enxergar corretamente.

Problemas visuais podem ser confundidos com dificuldade cognitiva e interferem diretamente no processo de aprendizado de crianças e jovens. Estudos revelam que muitos estudantes enfrentam dificuldade de alfabetização, que na verdade são resultado de alguma dificuldade visual. Estima-se que 20% da população estudantil deveriam usar correções óticas e não o fazem por falta de oportunidade.

“A conscientização dos pais e pediatras é a melhor forma de prevenir a baixa de visão irreversível no adulto. Muitos pacientes chegam ao nosso consultório tardiamente e nada pode ser feito para recuperar o tempo perdido na sua formação visual”, explica o oftalmologista Arthur Schaefer, Secretário Geral da Associação Paranaense de Oftalmologia.






Clínica Schaefer Oftalmologia e Neurologia
Site: http://schaefer.com.br/noticias
Face: https://www.facebook.com/aclinicaschaefer
Oftalmologista Arthur Schaefer (CRM 22.204)
Endereço: Avenida Getulio Vargas, 2932, Água Verde, Curitiba/PR
Fone: (41) 3027-3807



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados