Pesquisar no Blog

terça-feira, 17 de julho de 2018

Por que os elogios nos deixam felizes, mas com um pé atrás?


Uma pesquisa realizada recentemente pela consultoria da qual sou sócia-diretora mostra que cada pessoa recebe o elogio a sua maneira. Algumas pessoas recusam ou desfazem imediatamente ao recebê-lo. Outras se colocam em posição de desmerecimento. Quer um exemplo?

Alguém diz: - Que blusa bonita!
O elogiado responde: – Ah! Obrigado. É velha...

Lembrou-se de alguém assim, leitor?
Pois é, no quesito elogio somos muito exigentes. Afinal, queremos elogios, mas que sejam sinceros e verdadeiros. Queremos os elogios das crianças, puros. A consequência mais triste desse comportamento é que, depois de algum tempo deixamos de acreditar, assim recusamos informações importantes sobre quem realmente somos.

Mas o que realmente queremos das pessoas? Elogios, reconhecimento, favores... O problema é que muitas vezes um elogio não basta, queremos mais, e mais, muito mais. E é como se internamente respondêssemos ao elogio – “Obrigado! Eu já sei, e daí?!” Daí, é que já nos preparamos para lidar com as “segundas intenções” do tal elogio. Somos assim, somos humanos.

Outro dado importante que apontou a pesquisa é a falta de palavras de agradecimento, isso mesmo, muitas pessoas não sabem o que dizer quando são elogiadas. Na parte intelectual, de habilidade, aspecto físico ou vestimenta, sejam quais forem os itens, muitas pessoas simplesmente ficam mudas. Um entrevistado perguntou – Devo agradecer?

Mas voltando ao tema... O melhor modo de aproveitar esse “afagar de ego” é criar uma conexão mente coração para receber melhor um elogio. O mais importante é capacitar a mente para receber tais informações e permiti-las chegar carinhosamente e, sem prejulgamentos ao coração. Só assim será possível ficar verdadeiramente feliz ao receber um elogio.

Disse Sêneca: "Podes conhecer o espírito de qualquer pessoa, se observares como ela se comporta ao elogiar e receber elogios".








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados