Pesquisar no Blog

terça-feira, 10 de julho de 2018

Pinhão e pipoca podem trazer benefícios a saúde


As comidas típicas de inverno podem ser uma alternativa saudável para saciar a fome


Os meses de junho e julho estão entre os meses mais frios, e com as baixas temperaturas aumenta a vontade de comer guloseimas e, entre as preferidas da estação, estão a pipoca e o pinhão.

As comidas típicas de inverno podem ser uma alternativa saudável, quando comparada a outros aperitivos de alta densidade energética e com baixos nutrientes, porém devem ser consumidas com cautela. O pinhão, além de ter um sabor peculiar, é um alimento rico em amido, contém vitaminas do complexo B e vitamina C, cálcio, fósforo, fibras e proteínas. 

O consumo do alimento, periodicamente, pode ajudar na prevenção de doenças cardíacas, alguns tipos de câncer, no controle do diabetes e do colesterol. “O pinhão também tem importante eficiência no combate a osteoporose e descalcificação dos ossos”, destaca a nutricionista do Hospital Nossa Senhora das Graças, Rosângela Teodorovics.

Já a pipoca, por ser um cereal integral natural, está associado ao auxílio no controle do peso corporal e na redução do risco de doenças crônicas, como diabetes e doenças cardiovasculares. “Portanto, a recomendação é que a população consuma mais cereais integrais para obter uma alimentação balanceada e rica em vitaminas e minerais”, enfatiza a nutricionista do Centro de Diabetes Curitiba localizado dentro do Hospital Nossa Senhora das Graças, Heloisa de Camargo Hermann.

Por conter altas doses de polifenóis, antioxidantes que protegem as células do organismo contra os danos causados pelos radicais livres, a pipoca desacelera o envelhecimento, além de prevenir doenças degenerativas, como o câncer. “Mas a pipoca não substitui a necessidade de ingestão de frutas e vegetais”, ressalta a especialista.

Embora o pinhão contenha, a cada 100 gramas, cerca de 195 quilocalorias, ou seja, cada unidade possui 20 quilocalorias, se apreciado com moderação pode ser um grande aliado para a saúde das pessoas. “Por isso, o ideal é não consumir mais que sete pinhões ao dia”, destaca a nutricionista. O alimento possui alguns nutrientes, como as gorduras mono e poli-insaturadas, que auxiliam na ação anti-inflamatória, elas protegem os neurônios, as artérias e o coração.

As fibras contidas na pipoca tende a melhorar o funcionamento intestinal tanto na regularidade quanto na consistência e na formação do bolo fecal, beneficiando também a saciedade. “Lembrando sempre da importância do consumo associado de quantidade adequada de líquidos”, enfatiza.

A outra vantagem do milho em relação aos outros cereais é que, durante a industrialização, ele não perde a casca, onde estão grande parte das fibras e dos nutrientes. “Esse cereal também contém zeaxantina e luteína, duas substâncias antioxidantes que contribuem com a saúde dos olhos, prevenindo catarata e degeneração macular, e também diminuem o risco de desenvolvimento de certos tumores”, destaca.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados