Pesquisar no Blog

terça-feira, 17 de julho de 2018

Neuropatia Periférica afeta idosos e iabéticos com sintomas silenciosos


 Campanha “Escute Seus Nervos” visa conscientizar a sociedade sobre sintomas e diagnóstico precoce

Caracterizada como um mal silencioso, a Neuropatia Periférica é uma doença que danifica os nervos das extremidades do corpo humano. Afetando principalmente idosos, diabéticos, fumantes e alcoólatras, a doença apresenta sintomas sutis, tais como dormência, formigamento e pontadas nas mãos e pés.

O sistema nervoso periférico envia informações do cérebro e da medula espinhal (sistema nervoso central) para todo o corpo humano e também faz o caminho inverso. Se os nervos estão lesionados, a comunicação entre o centro e a periferia pode não acontecer e os sintomas de neuropatia periférica podem aparecer. Cada nervo do sistema nervoso periférico tem uma função específica. Sendo assim, as sensações e os sintomas dependem do tipo de nervo afetados. Por isso, é importante o paciente sempre procurar seu médico para obter um diagnóstico adequado o quanto antes.

As fibras nervosas têm grande capacidade de regeneração e recuperação de danos. Devido a isso, quanto antes o diagnóstico e tratamento adequado da neuropatia periférica, mais rapidamente os sintomas como formigamento, pontada e dormência deixam de interferir no dia a dia do paciente.

A campanha “Escute Seus Nervos”, criada pela Merck, visa conscientizar não os pacientes dos grupos de risco, mas a sociedade em geral sobre os primeiros sinais da neuropatia. No vídeo, produzido exclusivamente para os meios digitais, o médico Dr Rames Mattar explica um pouco mais sobre os sintomas e tratamento da doença.

“A Neuropatia Periférica é uma patologia que afeta os nervos periféricos, principalmente pessoas mais idosas, diabéticos, bem como uma série de outras condições clínicas. A doença pode provocar sintomas de dormência, formigamento, dor, dor em queimação, dor em pontada e se transformar em uma doença bastante grave e que impacta na qualidade de vida dos pacientes”, diz Dr. Rames.






Consumer Health da Merck



Merck
www.merck.com.br e/ou siga-nos no Facebook (@grupomerckbrasil)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados