Pesquisar no Blog

terça-feira, 17 de julho de 2018

Movimento Brasil Sem Parasitose começa amanhã (17) em Guarulhos


  
Ação atenderá e orientará gratuitamente a população no CEU Pimentas até o dia 19 de julho



Pela primeira vez em Guarulhos (SP), se inicia amanhã (17/07) o Movimento Brasil Sem Parasitose (MBSP), no CEU Pimentas, Estr. do Caminho Velho, 351 - Jardim Nova Cidade. O atendimento e orientações gratuitos sobre as parasitoses acontecerão das 8h às 17h.

A ação, que vai até o dia 19 de julho, será realizada por médicos gastroenterologistas e profissionais da saúde em um caminhão de 52 m², adaptado com três consultórios com capacidade total para cerca de 200 atendimentos por dia.

Na primeira etapa, o paciente responderá um questionário sobre os padrões de saneamento básico, higiene pessoal e familiar, hábitos de vida e o histórico clínico. Em seguida passará por uma triagem realizada por enfermeiros e, depois do atendimento com os médicos, será direcionado para uma sala temática educativa, onde receberá orientações práticas sobre hábitos de higiene pessoal e doméstica, dadas por uma equipe de agentes de saúde.

O MBSP é realizado pela Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG) com apoio da FQM FarmaEm sua terceira edição, o MBSP deste ano passará por mais quatro estados brasileiros – Minas Gerais, Bahia, Pernambuco e Rio de Janeiro, com duração de 17 dias. 


Problema mundial

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), as parasitoses são as doenças mais comuns do mundo. No Brasil, elas afetam em torno de 36% da população, no caso das crianças, esse número sobe para 55%. 

O Movimento permite à população brasileira adquirir conhecimento sobre essas doenças, tornando-a agente na resolução dos problemas de saúde comunitária a partir de simples mudanças de hábitos de higiene pessoal e da comunidade. Além de desmistificar que as parasitoses são doenças exclusivas de pessoas que vivem em áreas críticas de saneamento básico.


• 48% dores abdominais e cólicas;
• 43% azia;
• 38% barriga constantemente inchada;
• 31% diarreia, entre outros sintomas.



Movimento Brasil Sem Parasitose em Guarulhos
Data: 17 a 19 de julho
Horário: das 8h às 17h
Local: CEU PIMENTAS – Entrada principal
Endereço: Estr. do Caminho Velho, 351 - Jardim Nova Cidade, Guarulhos – SP
Informações: brasilsemparasitose.com.br




Sobre o Movimento Brasil Sem Parasitose
Alinhado às diretrizes da OMS de controle de parasitoses intestinais, o Movimento Brasil sem Parasitose é um projeto social e educacional realizado pela Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG) com apoio da FQM Farma. A ação leva orientação à população através do site e redes sociais, além de realizar atendimento gratuito à população na Unidade Móvel de Saúde. A equipe de atendimento é formada por cerca de 20 profissionais da saúde, entre médicos gastroenterologistas, enfermeiros e agentes de saúde que auxiliam no trabalho de orientação e prevenção das parasitoses.



Sobre a FQM FARMA

A FQM Farma é uma indústria farmacêutica especializada em medicamentos vendidos sob prescrição médica. Sua linha de produtos está presente em farmácias de todos os Estados do Brasil. A fábrica está localizada no Rio de Janeiro e possui a certificação de boas práticas, emitida pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). A sua missão é promover a saúde e o bem-estar, colocando à disposição da classe médica e profissionais de saúde, soluções terapêuticas modernas que contribuam para a melhoria da qualidade de vida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados