Pesquisar no Blog

segunda-feira, 16 de julho de 2018

Kefir a bebida fermentada da moda


 Leite fermentado rico em bactérias probióticas ajuda a manter a saúde geral do organismo

 
O trato gastrointestinal é colonizado por diversas bactérias - boas e ruins - conhecidas como flora intestinal. Com o estresse diário, maus hábitos alimentares, entre outros fatores pode acontecer o desequilíbrio da flora, reduzindo o número de bactérias benéficas. Não é a toa que muita gente tem aderido à moda do kefir, probiótico que estimula a proliferação das bactérias boas, entre outros inúmeros benefícios para saúde.

Segundo a nutricionista do Centro de Diabetes Curitiba, localizado no Hospital Nossa Senhora das Graças, Heloisa Herman, o Kefir além de equilibrar a flora intestinal e reforçar os mecanismos de defesa do organismo, ainda: beneficia a densidade óssea e pode reduzir o risco de osteoporose, pois aumenta a absorção de minerais essenciais para a construção do osso; possui efeitos positivos sobre alergias e asma; diminui a prisão de ventre, pois as bactérias boas melhoram a digestão, previne a gastrite, especialmente a gastrite causada pela bactéria H. pylori; e fortalece o sistema imunológico. “Mas apesar de não haver contraindicação formal, a fermentação do kefir leva à uma pequena produção de álcool e por isso pode ser prejudicial para portadores de doenças do fígado, crianças muito pequenas e idosos”, alerta a nutricionista.

 
Como fazer o kefir

Passo 1: Separar um pote de vidro sem tampa, colher e peneira de plástico ou coador de pano.

Passo 2: Adicionar no pote uma colher de sopa de grãos de Kefir à 500 ml ou 1 litro de leite fresco -  pasteurizado ou não - desnatado, semidesnatado ou integral, se for o Kefir de leite; ou à 500 ml ou 1 litro de água ou água de coco, se for o kefir de água.

Passo 3: Cobrir a boca do pote com um guardanapo e para fixar amarrar um elástico 

Passo 4: Deixar a mistura em temperatura ambiente fermentando de 12 a 36 horas.

Passo 5: Escorrer o líquido (para tirar o soro), separando o probiótico do iogurte com um coador ou peneira

O seu iogurte está pronto para consumo ou pode ser mantido na geladeira por 24h para consumo posterior.

Passo 6: Lavar o vidro em que o probiótico ficará e repetir o ciclo.



IMPORTANTE: 

- Não usar colher de metal para manusear os grãos de kefir.

- O Kefir não é comercializado, geralmente é doado por quem já possui.

 
Como consumir
 
O kefir pode ser consumido diariamente. O ideal é um copo de 200 ml ao natural ou misturado com frutas, grãos, no suco ou no shake.



Um comentário:

  1. Onde conseguir encontrar doação doadores ou comprar Kefir de Leite, Kefir de Água e Kombucha.

    Olá amigos, o Kefir e Kombucha é maravilhoso para a saúde mas é bem difícil de conseguir doação eu mesmo tentei doação de kefir e kombucha e não consegui, então encontrei 02 lojas online que vende o Kefir de Leite, Kefir de Água e Kombucha.

    Eu paguei R$29,90 já com o frete incluso, levou 5 dias e chegou no meu endereço, eles disseram que envia para qualquer cidade do Brasil.

    o site é esse se interessar para alguém:

    kefirdeleite.com

    Para quem está procurando Kefir de Água tem nesse site:

    kefirdeagua.com.br

    Para quem está procurando Kombucha tem nesse site:

    lojinhadokefir.com.br

    ResponderExcluir

Posts mais acessados