Pesquisar no Blog

terça-feira, 17 de julho de 2018

Cuidados com a pele nas viagens


A Dra. Larissa Viana elaborou algumas dicas para que as pessoas não cometam deslizes e mantenham os cuidados com a pele redobrados durante a viagem


Destino Verão:

Para quem escolheu destinos quentes, alguns cuidados devem ser levados em consideração para que se aproveite ao máximo a viagem, entre eles estão a alimentação leve, hidratação e proteção solar é fundamental. Abaixo alguns cuidados que devem ser levados a sério:

  • Beba muito líquido: em locais quentes, o corpo perde liquido por conta da transpiração, por isso, indico o consumo de líquidos saudáveis, como água, água de coco e sucos naturais, isso faz com que a pele e os cabelos se mantenham saudáveis.

  • Filtro solar: essa dica vale para todos os dias do ano, mas quando existe exposição direta ao sol, o cuidado deve ser redobrado, o ideal é utilizar o FPS 30. Para uma proteção eficaz, o ideal é aplicar o filtro no mínimo 30 minutos antes da exposição, reaplicando a cada duas horas e sempre que sair da água ou transpirar muito. Não esquecer de passar  nos pés, nuca, orelhas, atrás dos joelhos, que geralmente são áreas esquecidas.

  • Como evitar micoses: as micoses podem ser adquiridas na areia da praia, para evitar essa e outras infecções de pele, uma banho de água doce após sair do mar e secar bem o corpo, com cuidado especial entre os dedos, na virilha e axilas.

  • Proteção dos olhos: use óculos escuros e chapéu, eles podem bloquear até 90% dos raios UVA/UVB, fique o maior tempo possível embaixo do guarda-sol, que protege em até 50% dos raios nocivos.

  • Faça uso de água termal: borrifar água termal na pele ajuda na hidratação, acalma e hidrata a pele.

  • Autobronzeadores: é mito dizer que eles são nocivos à saúde da pele, pois para a fabricação do produto são utilizados substâncias químicas que reagem apenas na camada superficial da pele, garantindo um aspecto dourado. A dica para o uso é o cuidado com aplicação, que deve ser feita em todo o corpo e espalhar de maneira uniforme, para que a pele não fique com aspecto manchado.



Destino inverno:

Se engana quem acredita que a rotina com os cuidados com a pele deve acontecer apenas no verão, o inverno também exige alguns cuidados extras, entre eles estão:

  • Evitar banhos quentes: por mais que seja convidativo o banho quente no inverno, porém, a água muito quente retira a oleosidade da pele, causando ressecamento, favorecendo o envelhecimento precoce. O mais indicado é quem mesmo nos dias mais frios, a água seja morna.

  • Protetor labial: é importante esse cuidado com os lábios, pois com o tempo frio, os lábios, por estarem expostos, ressecam. O indicado é utilizar o protetor no lábio sempre que sentir ressecamento.

  • Protetor solar: o protetor solar é indispensável mesmo no frio, mesmo no inverno, pois também existe a incidência de radiação solar no inverno.

  • Hidrate a pele: é importante um cuidado redobrado com a hidratação da pele, pode abusar dos cremes hidratantes, no rosto e corpo.




Dra. Larissa Viana (www.larissaviana.com.br ), membro e dermatologista especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e membro da Sociedade de Cirurgia Dermatológica.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados